quarta-feira, 13 de abril de 2011

Arquivo: Mandamentos para bons jogadores

Olá a todos!
O tema que vos trago hoje foi formulado devido alguns problemas e discussões inapropriadas nas minhas mesas por causa de certas “coisas” que aconteciam. Então resolvi criar um conjunto de pequenas regras para por “ordem na bagunça”. Vamos vê-las?

Originalmente publicado no RPG do Mestre e no Blog do Tio Lipe "Cavaleiros".

Deixe-me explicar melhor: por vezes os jogadores entravam em conflito comigo ou entre si devido certas acontecimentos, cenas e os famosos “jogos em OFF” ou metajogo. Você não sabe o que é “jogar em off”? Este é um termo usado no RPG para dizer que um jogador está usando de elementos que seu personagem não conhece para auxiliar o mesmo de alguma forma, seja estes elementos detalhes que apenas outros jogadores sabiam ou de algum conhecimento que o jogador possui do cenário, mas seu personagem não. Existem outras formas de se jogar em off, como conhecer a ficha do “boss” por algum motivo (leu no livro de aventura pronta, por exemplo) e usar de esperteza para derrotar o mesmo. Independentemente da forma de se “jogar em off”, muitos jogadores usam desta forma de jogar para benefício próprio e “irregular” nas mesas que participam. Mas este não é o foco deste texto.

Estou escrevendo isto para lhes apresentar o pequeno conjunto de regras que criei e que todos os mestres presentes podem adotar nas suas mesas. Modifique-as e acrescente outras se for necessário, mas acho que contemplei aqui a maior parte dos “pequenos problemas” que ocorrem nas mesas de RPG. Estas Regras estão direcionadas para os Jogadores, mas os Mestres também devem segui-las.

Vamos a Lista:
1 – Aprenda a jogar em grupo, mas respeite a individualidade de cada um dos seus parceiros de mesa. Eles sabem jogar sozinhos, por isso não mande nas ações deles;

2 – Não é a sua vez? Cale a boca e aguarde! Planeje neste tempo suas próximas ações e acompanhe, sem atrapalhar, o desenrolar das dos outros;

3 – O Mestre não tem obrigação de conhecer a sua ficha. Você é quem deve conhecer sobre si mesmo;

4 – Se o Mestre não confirmou o que aconteceu, então não aconteceu! Faça o Mestre ficar ciente do que você está falando e tenha certeza que ele entendeu e/ou anotou o que você pediu;

5 – Anote tudo que seu personagem possui, pois nada surgirá magicamente em suas mãos depois que você começou a explorar a caverna (a menos que você tenha uma vantagem que especifique o contrário);

6 – Avise antes de falar que vai falar algo em OFF, caso contrário o mesmo será dito em ON. O Mestre deve ter bom senso, mas nem sempre ele poderá ser legal;

7 – Se você deseja falar algo ou interpretar uma cena em particular, sem que os demais jogadores saibam, avise ao Mestre antes de começar e solicite para se afastar da mesa para esta cena. Tudo o que for dito na mesa será automaticamente subentendido que todos os jogadores sabem, ou seja, que é ou está se tornando do conhecimento de todos.

Espero que elas sirvam para alguma coisa. Lembrem-se: estas dicas não são obrigadas a serem seguidas e nem garantem necessariamente que o seu RPG será perfeito. Elas são apenas dicas e observações que tento usar sempre que possível para garantir o controle do jogo. No fim, o que mais importa é o bom senso e a diversão de todos.

E você, gostou? Se sim comente o que você concorda, senão mostre os aspectos que estão ruins e o que pode ser melhorado. A continuidade da discussão só trará benefícios para todos. XD

Até and Bye…

Nenhum comentário:

Postar um comentário