segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por um 3D&T mais descritivamente específico

Olá pessoas!
Hoje venho até vocês para comentar brevemente um pensamento solto que tive. É fato que o 3D&T Alpha é hoje um dos melhores sistemas nacionais que temos no mercado, ao mesmo tempo em que sofre duma tonelada de pensamentos preconceituosos em relação a sua simplicidade. E se, para torná-lo um pouco diferente, nós especificássemos um pouco mais um dos seus fatores descritivos?

Agora você deve estar pensando: “como assim?”; ou então “do que esse cara está falando?”. Pra quem não entendeu, uma “breve” explicação. Duvido que, na sua concepção inicial, o 3D&T tenha surgido com este pensamento, mas após tantas transformações e versões diferentes, o mesmo mudou bastante. Não apenas em termos de regras, mas principalmente em termos de visão dos seus elementos. Muitas pessoas reclamam demais da característica Habilidade e sua importância imensurável sobre as demais (eu mesmo muitas vezes já a odiei), quando na verdade cada uma delas nada mais é que um fator genérico que representa as capacidades da personagem numa determinada área de aplicação. Assim, a Força não precisa significar que a personagem levanta muito peso, mas sim sabe como causar dano e agir fisicamente, ou mesmo Armadura, que representa a capacidade da personagem em não receber dano, seja na forma de um colete a prova de balas ou agilidade sobre-humana.

Sabendo disso (e para quem já sabia), eu fiquei imaginando uma coisa: se as características representam a forma como a personagem usa o efeito que ela descreve, por que não tornar esta ‘forma’ uma ‘descrição padrão’ na ficha da personagem? Certo, sei que está complexo, por isso vou exemplificar: se o PdF da minha personagem está relacionada ao fato dela atirar bem usando uma arma de fogo, por que não anotar isso na ficha? Desta forma, eu descreveria e anotaria a forma como a personagem usa cada uma das característica, mesmo ela tendo 0 ponto. Assim, se ela tentar usar a característica com outra aplicação que não a descrita, o narrador poderia dizer que é possível, mas que foge da sua aplicação comum e teria uma penalidade de -1 (mínimo = 0). Desta forma, eu poderia especificar como a minha Habilidade é usada, dizendo se ela tem uma aplicação mais social (carisma), física (destreza) ou mental (inteligência), e isso sem mudar nada no sistema.

Interessante, não?
Até and Bye...