
Olá pessoas!
Surpresos em me ver novamente tão cedo? Estou tentando escrever sempre que algo me inspira, mesmo que leve algum tempo para conseguir fazê-lo. Hoje sairei um pouco dos RPG e falarei sobre às light novel que tanto adoro. E o título que abordarei desta vez é o excelente e maravilhoso Ascendance of a Bookworm.
Apresentação
Ascendance of a Bookworm (Honzuki no Gekokujo, em japonês, ou "a ascensão da devoradora de livros" em tradução livre) é uma série de light novel escrita por Miya Kazuki e ilustrada por You Shiina publicada entre os anos de 2015 e 2023 no Japão, tendo seu último volume em inglês sido publicado pela J-Novel Club em agosto de 2024. Originalmente lançada entre 2013 e 2017 como uma web novel no site Shosetsuka ni Naro, logo foi lançada no modelo impresso e adaptada para mangá (e continua sendo), tendo anos depois recebido uma versão em anime acumulando três temporadas (e estou esperando ansioso pelo lançamento da quarta).
Ao todo foram publicados 33 volumes da série, divididos em cinco arcos. Contudo, foram lançados dezenas de livros extras contendo histórias sobre outras personagens, contos escritos pelos fãs e uma penca de outros tantos materiais complementares. Em termos de classificação, Bookworm é tratada como um isekai de fantasia, tendo como demografia o público masculino.

História
A novel conta a história de Urano Motosu, uma japonesa viciada em livros que faleceu após uma estante consideravelmente abarrotada deles cair sobre ela. Após seu tragicômico fim, ela se viu reencarnada no corpo da garotinha Myne, uma plebeia que sofre de constantes e misteriosas febres e por isso vive acamada. Chocada com o que lhe ocorreu, Urano fica ainda mais abalada quando descobre que o mundo em que está mal possui livros e que aqueles que existem são excessivamente caros, um luxo exclusivo para nobres. Após quase desistir de sua nova vida por não conseguir ter o que ler, ela promete a si mesma que, já que livros não existem, ela fará os seus próprios. E assim começa a história de uma garotinha que virá a revolucionar o mundo a sua volta.
Impressões
Eu conheci Ascendance of a Bookworm quando estava procurando por novos mangás isekai para ler após ficar bem empolgado com o anime de Overlord. Li e assisti muita coisa "tosca" (para não falar coisa pior) em minha busca pelos isekai mais diferentes, sendo Tate No Yuusha uma das obras que encontrei neste caminho (e que abandonei devido vários problemas com sua narrativa, o que não vem ao caso neste postagem).
Eu só comecei a ler a light novel de Bookworm após concluir o primeiro arco da história no mangá, no auge da pandemia em 2020, e devo dizer que foi a melhor coisa que fiz. A escrita de Miya Kazuki é ótima e de fácil compreensão (e a tradução ajuda bastante), mesmo quando ela dá umas surtadas com os nomes complicados de várias coisas que aparecem após os nobres se envolverem com a protagonista. Mas o principal é que a história é muito divertida de ler e acompanhar, além das personagens serem muito bem escritas e carismáticas. Você logo se apaixona por aquelas pessoas que estão tentando ajudar a Myne em sua jornada, ao mesmo tempo que fica angustiado com elas tentando controlar a personalidade impulsiva e inconsequente da protagonista.
Mas a melhor parte sem dúvida é a construção e apresentação gradual do mundo de Bookworm. A princípio servindo apenas de plano de fundo, a medida que a protagonista segue se envolvendo com pessoas cada vez mais importantes e poderosas, as fronteiras do mundo começam a se abrir para ela e para o leitor. A autora aborda o mundo de forma progressiva, apresentando cada nuance de sua sociedade e estrutura única a medida em que a protagonista o explora, não jogando informações desnecessárias e fora do seu tempo para que o leitor possa entender o que está acontecendo. É algo digno da sagacidade do mestre Oda (sim, aquele gênio que escreve One Piece), e que me impressiona até agora.

Finalmentes
E com isso fecho a minha breve avaliação de Ascendance of a Bookworm. Sinceramente foi a melhor série de light novel que li até agora (e olhe que já li muita coisa), e talvez uma das melhores obras já criadas em terras nipônicas. Para mim, ela é comparável a One Piece e Fullmetal Alchemist, tendo inclusive superados outras queridas por mim (Overlord que me desculpe, mas seu último arco sobre os elfos está difícil de engolir, minha nossa senhora!).
Infelizmente, porém, Ascendance of a Bookworm ainda não foi lançado em português, nem a sua novel e nem o seu mangá. O anime, contudo, pode ser assistido na Crunchyroll e já conta uma boa parte da história adaptada. É uma ótima introdução, inclusive, para quem estiver curioso e quiser conhecer mais desta série que me é tão querida.
E por hoje é isso!
Até and Bye...
Olá,
ResponderExcluirBookworm é maravilhoso!
Tio, assista Frieren. Só assista.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Olá @Leishmaniose
ExcluirEstá na minha fila. O mangá não me deu uma primeira boa impressão depois de um certo capítulo, mas quero sim ver o anime.
Uma das melhores séries isekais que eu já assisti e que fiquei com aquele ar de "o mundo é legal". Kkk
ResponderExcluirOlá @Adauto
ExcluirEu não me aprofundei muito as especificidades do cenário porque muito do diferente de Bookworm vem quando os nobres passam a ser o núcleo central da protagonista, que justamente será o foco na quarta temporada do anime. Recomendo bastante aguardar e ver.
Baita resenha Tio.
ResponderExcluirTô enchendo a wish list com suas recomendações!
Manda mais!
Abração
Olá @danielritta
ExcluirSó cuidado com algumas delas que são bem nichadas. Tipo, Overlord é um negócio que eu gosto bastante, mas sei os defeitos que tem. E como eu citei no texto, Tate no Yuusha se perdeu bastante para mim a ponto de largar.