Arquivo: Exalted 2ª Ed

Olá para todos!
Pois bem, hoje trago uma resenha para vocês e de Cenário/Sistema de RPG. Estou falando de Exalted! Muito bem, e o que é Exalted afinal? Ele é um cenário da famigerada White Wolf, mesma empresa que jogou no mercado o mais famoso cenário RPGístico de horror pessoal, o Mundo das Trevas. Entretanto, Exalted nada tem haver com o Mundo das Trevas e suas duas épocas (Storyteller e Storytelling). Trata-se de um cenário totalmente único, puramente de fantasia-medieval-mágica com um nível de profundidade que só a WW poderia nos fornecer.

Originalmente publicado no Blog do Tio Lipe "Cavaleiros".

Atualmente o cenário está na sua 2ª edição, e seu livro base nos traz apenas uma das raças do mundo com as quais se podem jogar e interagir. Estou falando dos Exalted Solares, os seres mais poderosos logo abaixo dos deuses e, por vezes, tão poderosos quanto. Mas quem são estes Solares e todos os outros eu falarei a seguir.

CENÁRIO
O mundo se chama Creation e o RPG começa na sua 4ª Era, The Age of Sorrows. O mundo de Creation é uma ilha de Ordem cercada por um universo de Caos. Entretanto, o conceito de “ordem e caos” só se aplica no quesito de existência. Todos os detalhes de Creation estão resumidos no livro base e minuciosamente detalhados nos mais diversos suplementos, um para cada Era. O que posso adiantar para os mais interessados é que a 1ª Era foi de prosperidade e foi quando surgiram os deuses. As outras Eras foram de declínio e tempestuosos eventos que por pouco não destruiram tudo aquilo que existe em Creation (de pragas a guerras). Durante a 3ª Era houve a ascensão dos Terrestrial Exalted sobre o mundo, liderados pela poderosa e quase onipotente Rainha Escarlate, que reinou durante longos 600 anos (ou pouco mais).

Foi durante o reinado da Rainha Escarlate que surgiram os principais elementos da 4ª Era e com os quais os personagens deverão lidar ao longo das campanhas. Entre eles está a Ordem Imaculada, uma espécie de Igreja Católica da Idade das Trevas, que se dedicou muito para espalhar sob o reinado da Rainha as suas ideologias e expurgar de vez os “hereges” indignos de confiança. Foi assim que surgiu a Ilha Abençoada, o centro do mundo e a capital de todas as atividades das forças dos Terrestrial Exalted. Seguindo as ordens da Rainha Escarlate e da Ordem Imaculada, o mundo se converteu a tamanho poder e todos os outros Exalted começaram a ser tratados como anátemas, abominações infiéis e que deveriam ser destruídas. Entretanto, tudo isso não passou de um grande jogo político e karmico que os Sidereal Exalted controlaram, agindo “sob os panos” e unido-se as facções mais sombrias e influentes dos Terrestrial Exalted, a fim de destruir a linhagem divina dos mais poderosos Exalted, os Solares. E é justamente com os Solares que os personagens jogarão.

Com o início da 4ª Era, a Rainha Escarlate sumiu e as famílias de alta nobreza dos Terrestrial Exalted (também conhecidos como Dragon-Blooded) passaram a discutir e competir entre si para ver quem merece subir ao trono, enquanto que um fantoche ocupa o lugar vago da Rainha. Como se não bastasse o desaparecimento inexplicável da Rainha, os antigos inimigos dos Dragon-Blooded e verdadeiros regentes do mundo, os Solares, estão reencarnado e clamando pelo que é deles de direito. Os Sidereal Exalted temem que o retorno dos Solares possa gerar o fim do mundo e de si próprios caso eles descubram a grande traição, e os próprios Dragon-Blooded temem o poder superior de seus antigos aliados. Além disso, a ausência da Rainha fez com que os Dragon-Blooded começassem a perder o controle de territórios além da fronteira do Horizonte da Ilha Abençoada, o que está gerando uma ruptura de vários anos de tirania e governo opressivo. E como se já não fosse problema o suficiente, os Abissais e as forças do Caos estão cada vez mais se agitando nos seus territórios sombrios, desejando vingança e destruir o mundo e aqueles que os reprimem desde o início das Eras. Todos estes problemas estão acontecendo e os personagens Solares devem sobreviver e encontrar um meio de salvar ou lutar pelas suas convicções para melhorar, as suas maneiras, o mundo onde vivem e reencarnaram.

Eu poderia falar e falar sobre o cenário aqui, mas é coisa demais. Trata-se de um mundo excessivamente vasto, cheio de conflitos, intrigas e seres sobrenaturais, o que é uma característica marcante da White Wolf. A grande diferença desta vez é que os personagens estão na pele dos mais poderosos seres sobrenaturais do mundo, os Solares. Por mais que estes sejam poucos em relação aos seus diversos inimigos, eles possuem um nível de poder altíssimo e que, logo quando se cria a ficha, já beiram o semi-divino! Ou seja, este é um cenário para campanhas épicas, mas carregado de história e intrigas, com espaço inclusive para conflitos psicológicos e políticos.

Só pra deixar claro, os Exalted são os escolhidos dos deuses. Existem vários deuses no mundo de Exalted, cada um deles com seus escolhidos. Eles são humanos dotados de características sobrenaturais supremas relacionadas com o deus que representam. Os Solares são os representantes do Sol Inconquistável, e são os mais poderosos dentre os Exalted. Ainda existem outros tipos: os Terrestrial Exalted, também conhecidos como Dragon-Blooded, que representam os 5 Dragões Elementais; os Sidereal Exalted que são magos e videntes ligados a astrologia, e que representantes das Five Maidens; os Lunares Exalted que são metamorfos e vagantes das terras ermas, e são os representantes da deusa Luna; e os Abyssal Exalted que são reflexos distorcidos dos Solares, seres amaldiçoados e que aterrorizam o mundo seguindo as ordens de seus amos (representantes dos Deathlords e Neverborns).

SISTEMA
O Sistema de Exalted é uma modificação do tradicional Storyteller (ou também conhecido como Antigo Mundo das Trevas). Ele possui as mesmas regras básicas, mudando o fato de que a dificuldade dos testes agora é fixada em 7 (a quantidade de sucessos cobrado pelo teste agora é a dificuldade do mesmo). As Habilidades estão dispostas de forma diferente para cada Exalted (cada um deles é dividido em Castas, e cada casta é especializada num conjunto de Habilidades). O sistema ainda mantém o conceito de Antecedentes e Força de Vontade, funcionando da mesma forma que antes.

Adições foram feitas, como, por exemplo, o modelo das 4 Virtudes (Compaixão, Temperança, Convicção e Valor) e do Limit Break (que está associado as Virtue Flaws, maldições que os Exalteds possuem devido acontecimentos ocorridos durante Eras passadas). A característica sobrenatural deste cenário é conhecida como Essence, que mede o nível de integração com a força cósmica e mística do mundo. É da Essence que os Exalted tiram energias para fazerem seus poderes divinos.

Devido ser um RPG mais épico, Exalted não poderia manter o mesmo sistema de combate apresentando pelo antigo Storyteller. Desta forma, o Exalted apresenta um sistema totalmente novo de combate, baseando cada ação em segundos que duram para serem executadas. Este sistema é conhecido como Speed e é muito semelhante ao apresentado por diversos games e alguns outros sistemas de RPG (onde cada ação feita pelo personagem consome uma quantidade fixa de AP, ou Actions Points. Aqui eles são conhecidos como ticks, uma referência ao som feito pelo ponteiro de segundo de um relógio analógico). Desta forma, cada ação consome uma quantidade fixa de ticks, e o personagem só poderá agir novamente quando os ticks que ele gastou passarem em tempo de jogo.

A defesa também está diferente. Não há mais rolagens de defesa, havendo um valor fixo muito similar a CA do D&D. Este valor é conhecido como Defense Valor, ou DV, e pode ser baseado em Dodge ou Parry (Esquiva ou Aparar). Existem também valores diferenciados de defesa para situações de combate social ou de influência mental, conhecidos como MDV (Mental Defense Valor).

Devido estas modificações do sistema, o livro básico do Exalted traz uma longa e detalhada explicação sobre tudo que está diferente do tradicional Storyteller, mas se dando também ao trabalho de explicar detalhadamente todo o sistema. Entretanto, seus suplementos em sua grande maioria seguem a nova abordagem do novo Mundo das Trevas, trazendo apenas as regras específicas para as outras raças ou Exalted. Agora não entrem em pânico: o sistema é único para todas as raças e Exalted existentes no mundo. Desta forma, não há problema algum em misturar os suplementos com o Solares, sendo na verdade incentivado esta mistura e uso das diversas raças, fazendo-as interagir neste mundo vasto e épico.

INSPIRAÇÕES
Se vocês lerem o primeiro capítulo do livro base de Exalted, 2ª edição, verão logo no final deste uma lista de referências e fontes de inspiração. Percebe-se que a maior quantidade de inspiração do Exalted vem justamente dos mundos dos games e Animes (onde aqui destaco a obra RG Veda, primeiro lançamento oficial do grupo CLAMP e que vocês podem ler o mangá que está sendo lançado pelo grupo scanlator Ashura Clan). Entretanto, a Bíblia foi uma grande fonte de inspiração para Exalted, pois o mesmo descreve tanto no livro base quanto em outros suplementos de forma bem específica como houve a Gêneses do mundo de Creation.

Em fim, Exalted é um cenário de fantasia-medieval-mágica esplêndido e inspirado em muita coisa oriental (é só ler o livro e constatar isso em suas ilustrações). Além disso, percebe-se que os diversos Exaltados nada mais são que aproximações dos próprios seres sobrenaturais do Mundo das Trevas clássico da White Wolf, o que nos mostra que a empresa investiu em algo totalmente novo, mas ainda se inspirando no que já é sua marca característica.

Se você cultua cenários épicos e de grande profundidade, este é o seu RPG. Entretanto você precisará saber inglês para poder acompanhar os lançamentos ou mesmo ler as obras, uma vez que infelizmente o cenário ainda não foi traduzido para a nossa língua. Ainda assim ele vale muito a pena e é uma ótima fonte de inspiração. 100% aconselhado!

Maiores informações no http://www.white-wolf.com/Exalted/

Até and Bye…

Comentários