Adaptação: Naruto BESM d20 ver.3 (oficial)

Olá a todos!
No início de Fevereiro postei aqui no blog uma nova adaptação de Naruto para o BESM d20, lançado pela editora Devir aqui no país. Entretanto, aquela foi a versão semi-oficial, uma vez que eu ainda a estava testando em mesa. Passados mais de três meses de jogo, o 1º Arco do RPG está enfim acabando e muitas observações foram feitas em cima da nossa experiência RPGística. Agora, mais certo do trabalho feito, é hora de lançar oficialmente a minha 3ª adaptação de Naruto para este sistema já quase esquecido.

Desta vez com um texto bem mais completo e explicativo, mesmo que ainda direto ao ponto, trago a todos uma grande sequência de dicas de como usar o BESM d20 para se jogar Naruto. Segue abaixo o link para baixar o livreto.


Segue uma lista das novidades:
  • Regras simples: modificando o sistema o mínimo possível, use o BESM na sua totalidade para jogar Naruto, apenas fazendo leves modificações e acréscimos especialmente para o cenário de jogo;
  • Jogue com a sua classe favorita: uma vez que Naruto exige diferenças entre os seus shinobis, 4 novas classes foram criadas exclusivamente para esta adaptação, tomando como base as já existentes, mas as modificando para ficarem mais próximas do cenário. São elas: o ninja, o combatente, o especialista e o selvagem;
  • Crie seus próprios Jutsus facilmente: com a mecânica do Atributo Magia, criar Jutsus fica muito fácil e sem usar de matemática complexa ou regras de equilíbrio mágico. Apenas pense no que deseja criar, procure um Atributo que corresponda a sua expectativa e pronto!
  • Lista de Equipamentos própria: no mundo de Naruto há equipamentos únicos e especiais que os shinobis podem usar, sendo os seus principais listados nesta adaptação;
  • Muitas dicas: como criar um jinchuuriki? Que Defeitos minha personagem deveria ter? Como usar certas Perícias? Quais os melhores Talentos? Quantos Pontos de Personagem eu deveria dá aos jogadores para criarem as fichas? Tudo isso e mais!

Espero que gostem do material. Quaisquer dúvidas é só comentar!
Até and Bye...

Comentários

  1. Gostei da adaptação.

    Achei bacana você modificar o mínimo possível o sistema.

    O PDF também está leve e organizado para imprimir. Ilustrações talvez o deixassem atraente, mas se não fosse feito direito a chance de ficar ruim seria muito alta.

    ResponderExcluir
  2. @Bruno
    Perdão a demora imensa pra responder. Obrigado por ter achado a adaptação bacana. O objetivo dessa vez foi apenas trazer um texto mostrando como jogar Naruto com o BESM, e não "reiventar a roda" como eu vinha fazendo com várias das minhas adaptações. Não é a toa que ele ficou curto e bem compacto, facilitando bastante na hora de imprimir e ter em mãos sempre (e várias cópias). Se eu entendesse de edição, até que teria arriscado um formato mais bonitinho. XD

    Até and Bye...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Encontrei sua adaptação de besm d20 e achei excelente. Eu tenho um sistema proprio de Naruto d20 System e queria saber se teria uma versão doc da sua adaptação para eu aproveitar mecanicas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Marcello
      Posso lhe mandar sim o .doc
      Guenta ai que eu catar nos meus HDs.

      Excluir
    2. Fellipe, o material parece não estar mais disponível, seria possível me passar ele? Estou querendo fazer alguns testes com meus colegas e seu material me interessa.

      Excluir
    3. Fellipe, seu material me interessa muito, mas não está mais disponível para download. Poderia por favor me enviar? Desde já agradeço.

      Excluir
    4. @Pedro
      Encaminhado amigo. Desculpe a demora.

      Excluir
    5. Poderia me enviar também? Estou procurando sistemas funcionais, e de acordo com os comentários, seu sistema parece ser ótimo.

      Excluir
    6. @Jardel Lima
      O Pedro havia constatado um problema no link para o download e eu o concertei. É só baixar o material por aqui: http://www.mediafire.com/file/2a5ws6pwc5s5mbc/NB_ver3.pdf

      Excluir
  4. Fellipe voce poderia me dizer o que te motivou a mudar tanto o sistema de justu quanto o de chakra da V2 para essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A mais pura e simples simplicidade. A versão 2 usava um conjunto de regras muito complexo e confuso de entender, se prendendo a detalhes excessivos a fim de criar uma idéia de equilíbrio entre os jutsus e chakra. O problema é que em Naruto, como a maioria dos mangás e animes, os poderes não são balanceados e nem seguem uma lógica bem definida, complicado tudo na hora de deixar a adaptação "fiel".

      Outro motivo foi eu perceber narrando que o BESM acaba se desequilibrando facilmente em níveis altos sem classes bem definidas e caso se fuja demais das suas regras gerais, um problema herdado do próprio D&D 3ed no qual ele se baseou.

      Esses foram algumas das minhas motivações, mas como eu sabia que algumas pessoas ainda preferiram o Naruto da versão 2 a 3, preferi deixar ambas no blog para atender ao gosto de cada um.

      Até and Bye...

      Excluir

Postar um comentário