Gaia RPG: Lançamento do Playtest Oficial


Olá pessoas!
Na última postagem aqui no blog, eu apresentei para vocês o Gaia RPG, o novo sistema (e futuramente cenário) de fantasia medieval que estou desenvolvendo desde o ano passado, tendo prometido que ainda este mês lançaria o playtest. Pois bem, após alguns dias, venho aqui hoje, numa postagem dupla especial com o Mundos Colidem, para fazer o lançamento oficial do playtest aberto do Gaia RPG!

Sobre os playtest fechados
O primeiro teste ocorreu em setembro do ano passado, durante um dos eventos que o Mundos Colidem organiza aqui na cidade, tendo sido extremamente necessário para sentir na prática todas as ideias que tive para o sistema. O resultado foi satisfatório e mudanças foram feitas principalmente no ajuste de testes e dificuldades (antes o sistema possuía classes de dificuldade, mas retirei isso e deixei a dificuldade ser regulada por modificadores situacionais). As demais sessões-teste ocorrem ao longo dos últimos meses, onde testei regras para a aquisição de itens, personagens além do 1º nível, obtenção de informações e combates contra diversos tipos e quantidades de adversários, sempre ajustando o sistema quando necessário. E o resultado é o que vos apresento hoje, pronto para ser testado por todos que quiserem.

Além dos meus testes oficiais, meu amigo Joka iniciou recentemente uma campanha com o sistema durante estes eventos, tendo me ajudado não apenas na revisão e divulgação do jogo, como também está publicando uma série de postagens lá no Mundos Colidem com a sua visão sobre o funcionamento de diversas mecânicas do Gaia RPG enquanto que ainda dá dicas para os narradores. Segue uma lista das postagens que ele já publicou: Criando cenários colaborativos; Exploração e combate; Vilões, equipamentos e condições.

Lançamento do playtest oficial
E para o lançamento do playtest aberto do Gaia RPG, resolvi trazer alguns materiais para vocês. O primeiro se trata justamente do playtest oficial, com pouco mais de 50 páginas e contendo todas as regras necessárias do sistema. O segundo é a ficha de personagem, necessária para que possam anotar as características das protagonistas. O terceiro é uma aventura-pronta voltada para personagens de 1º nível chamada “Mapa para Perdição”, sendo uma das aventuras que narrei durante os playtest fechados e perfeita para apresentar o sistema aos seus jogadores, tendo várias dicas de como iniciá-la e continuá-la na forma de uma campanha. O último material são 12 fichas prontas de personagem de 1º nível, duas para cada raça jogável do Gaia RPG, que podem ser usadas como referência para que seus jogadores criem suas próprias personagens ou as usem diretamente em seus jogos com o sistema.

Segue os links para download dos materiais: (materiais desatualizados)
- Baixe aqui o playtest oficial do Gaia RPG;
- Baixe aqui a ficha de personagem do Gaia RPG;
- Baixe aqui a aventura-pronta “Mapa para Perdição”;
- Baixe aqui 12 fichas de personagem prontas para usar.


E é isso pessoal. Baixem, joguem e se divirtam com o Gaia RPG! Lembrem-se apenas que este material ainda se trata de um playtest, ou seja, há conteúdo a ser acrescentado, ampliado e eventualmente corrigido antes do produto final. E deixem aqui nos comentários a opinião de vocês sobre o sistema e quaisquer dúvidas. Antes de encerrar, gostaria de agradecer a todos que participaram desta empreitada testando, sugerindo e apoiando o projeto.

E aguardem novidades para o Gaia RPG!
Até and Bye...

Comentários