Retrospectiva, aquisições e o que esperar em 2018


Olá pessoas!
Feliz ano novo! Eu sei, estou seis meses atrasado para ficar desejando este tipo de coisa, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Bem-vindos então a primeira postagem do ano do Papo de RPGista, este blog para falar sobre qualquer coisa que o autor achar que deve (e quando quer). Hoje, depois de tanto tempo sem postar nada, resolvi que precisava falar um pouco sobre tudo que vem acontecendo na minha vida como RPGista e repassar algumas informações que podem deixar alguns de vocês bem interessados. Mas chega de enrolação e vamos ao assunto.

Pode-se dizer que 2017 foi um ano de ressurgimento para o blog, onde isso se deve principalmente devido a minha entrada para o Mundos Colidem. Com postagens quinzenais, eu meio que me forcei a escrever novamente sobre RPG e continuar minha epopeia de adaptar Naruto para tudo que é sistema (minha adaptação para Savage Worlds que o diga), tendo sobrado até para o meu amado Megaman X (também adaptado para o Savage Worlds). Além disso, voltei a me aproximar de sistemas que estão saindo atualmente no mercado, como foi o caso do Shadow of the Demon Lord. Eu gostaria muito de ter tido a oportunidade de jogar e falar sobre o Interface Zero 2.0, mas até agora livro está encostado na minha estante aguardando o momento certo para ser usado. Contudo, algo que acabei falando e não esperava foi justamente sobre D&D e suas diversas edições, explicando definitivamente o motivo para eu amar e odiar o mais famoso dos RPG. Por fim, foi em 2017 que finalmente consegui testar o Ryuutama, um dos RPG que mais me surpreenderam nos últimos anos devido ao seu foco na jornada.

Já nestes primeiros meses de 2018 tive a oportunidade adquirir três RPG muito interessantes e diferentes, os quais estou lendo com calma (quase não os li, na verdade). São eles o Hora de Aventura RPG, Weird Wars II e o Evolution Pulse (cliquem nos links para resenhas que meus colegas do Mundos Colidem fizeram sobre eles). Contudo, de todos os jogos que estão planejados sair este ano, o que mais desejo é o Mouse Guard RPG, que deverá ser lançado via financiamento coletivo pela editora Retropunk (por favor, venha logo!). Para quem não lembra, Mouse Guard é uma série em quadrinhos onde camundongos vivem numa sociedade medieval similar aos épicos do rei Arthur, onde a natureza é seu principal e derradeiro oponente. Eu já falei sobre a obra em várias postagens e até cometi o absurdo de adaptar uma versão genérica do sistema dele para jogos de fantasia medieval em geral. Contudo, o material que mais me orgulho de ter feito para o cenário é uma adaptação para Savage Worlds que vocês podem conferir lá no Mundos Colidem. E enquanto não sai o esperado financiamento, vocês podem jogar o cenário com esta belíssima adaptação feita pelo meu amigo Joka para FATE Acelerado.

Mas então o que esperar para o resto deste ano? Primeiramente, o Tio20 RPG, meu sistema para jogos épicos e estilo anime, entrou em hiato de produção após a publicação do seu segundo playtest. Os motivos para esta parada são diversos (tempo, outros interesses, atribulações da vida adulta, falta de inspiração), mas o principal é o que falarei agora. No início do ano passado, eu comecei a produzir um novo sistema para fantasias medievais. Estou falando do Gaia RPG, sobre o qual falarei numa postagem muito em breve. Resumindo, o Gaia RPG é o somatório dos meus anos de experiência como leitor e narrador de fantasias medievais, dando a mesma importância para a jornada, exploração e combate em seu gameplay, sendo inspirado em sistemas como 13ª Era, Dungeon World, Ryuutama e o +2d6 do Tio Nitro (o qual fiz uma versão voltada justamente para fantasias medievais chamada de Medieval+2d6). Aguardem, pois falarei muito mais sobre o Gaia em breve.

Por fim, em abril deste ano comecei uma série de postagens lá no Mundos Colidem revisando minha adaptação de Naruto para 3D&T Alpha. Sim, você não leu errado! Mesmo após ter prometido a mim mesmo que jamais faria isso, olha eu aqui quebrando minhas promessas pessoais (agradeçam ao meu amigo Leishmaniose por isso; inclusive, ele está adaptando Naruto para D&D 5ed). Após quase 10 anos de sua primeira publicação, minha adaptação mais famosa e querida de Naruto merecia uma atualização, e é justamente isso que estou fazendo. As postagens estão sendo feitas todas no Mundos Colidem e, quando terminar a revisão, podem ter certeza que postarei aqui o material final compilado num PDF bacana para vocês baixarem e usarem em suas mesas. Enquanto esperam, vocês podem jogar agora a adaptação com uma aventura pronta e fichas que publiquei aqui no blog!

E por hoje é isso. Como falei, aguardem que grandes novidades viram este ano.
Até and Bye...

Comentários