Sistema: Medieval+2D6

Olá pessoas!
Alguns dias atrás havia comentando numa das postagens do Tio Nitro que eu estava trabalhando numa pequena adaptação/sugestão-de-uso/sistema-diferente totalmente inspirado e usando a sua obra, o Sistema +2d6. Pois é senhores, com umas duas semanas e meia de trabalho, e com um gás nos últimos dias, eis que eu finalmente terminei o bendito, chamando-o carinhosamente de Medieval+2D6!

O Medieval+2D6 é muito mais uma sugestão de uso do Sistema +2D6 para jogos de baixa fantasia medieval que de fato um sistema novo. Entretanto, como eu sugeri pequenas mudanças em relação ao original, acabei o nomeando de uma forma própria. Acho que o Tio Nitro não vai se importar. Seja como for, o sistema está ótimo e simples, o que é melhor. Aconselhado para leitura, jogos e inspiração para os seus sistemas ou novas adaptações do próprio +2D6! Segue abaixo o link para baixar o livreto do sistema.


Que se rolem os dados e vamos encher a taverna!
Até and Bye...

Comentários

  1. Ficou legal demais! Posso postar lá no NitroDungeon? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @newtonrocha
      Com toda certeza que sim. Fique a vontade, sir!

      Excluir
  2. Show... vou fazer uma chamada na Confraria de Arton para promover a iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @João Brasil
      E eu só agradeço por isso. Que bom que gostou. :)

      Excluir
  3. Ficou excelente. Parabéns!
    Agora sobre as magias:
    Uma ideia é encontrar alguma forma de usar a lista de magias de D&D 3.5 (que estão disponíveis pela OGL) e adaptar os termos para o +2d6.
    Uma magia que exige saving throw de reflexo no D&D pode exigir um teste oposto de dex+acrobacia do inimigo contra Ocultismo + Int, por exemplo.

    Dessa forma teríamos uma biblioteca gigante de magias prontas para o uso.

    Agora, sobre as perícias, eu não entendi a diferença entre Expressão e Performance, acho que podiam ser uma única perícia. O mesmo com artífice e mecânico. Mas não vejo isso como uma problema, e sim como um gosto pessoal por listas menores de perícias.

    Adorei a simplificação da lista de armas! ótima ideia!

    Novamente deixo meus parabéns pela adaptação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Tchelo
      Que bom que gostou. Obrigado! :)

      Sobre as magias, essa é uma boa ideia, mas que precisaria de tempo e muita paciência para converter todas as magias (ou pelo menos algumas delas). Infelizmente eu não sou muito fã das magias do D&D, mas fique a vontade para tentar usá-las. O bom do +2d6 é justamente permitir fácil manipulação do sistema.

      Sobre as Perícias, foi apenas uma decisão para torná-las mais específicas. Vc deve ter notado que eu separei os Conhecimentos do D&D normal em algumas Perícias, justamente para facilitar. Eu entendo que vc prefira uma lista de Perícias mais reduzida, e nada te impede de fazer a junção que sugeriu caso prefira assim.

      Excluir
  4. Perfeito!
    O talento do Tio Nitro, junto com sua criação renderam o sistema da minha vida. (rsrs)

    Seria legal uma ficha adaptada para o Medieval +2d6, com espaços para Tendência, PA, Evolução, etc.

    Parabéns, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Matheus Assunção
      Eu e minha mania de demorar pacas pra responder os comentários... Cara, bom que gostou. Espero que tenha podido testar em mesa e curtido as regras. Agora criar as fichas como o Tio Nitro faz eu nunca fui bom não, saca? XD

      Até and Bye...

      Excluir
  5. MUITO BOM!
    Muito equilibrada a escolha das perícias.

    Só mudaria:
    Perícia nova - "Artes Marciais" para o uso de ataques desarmados.
    Esquiva gasta ação (de outro modo acho que vai ter muito apelão investindo pesado em esquiva).
    Fusão de acrobata e atletismo, que usaria destreza, força ou constituição conforme o uso.
    Mas isso pro meu gosto, também ficou legal desse jeito e até coerente atletismo pra porrada e acrobata para esquiva.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Chuck MazaA
      Vlw por ter gostado, e mal pela demora obtusa pra responder. Espero que, se você tenha testado o sistema, possa ter feito essas suas mudanças para ver como ficava. Sempre espero que as pessoas que acompanham as postagens do blog possam fazer suas próprias mudanças nas minhas ideias.

      Até and Bye...

      Excluir
  6. Não entendi o atributo secundário movimento. Poderia explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Maria Almeida
      O atributo secundário Movimento é uma medida genérica de quanto o seu personagem é capaz de se mover por rodada de um combate. É muito comum em sistemas de RPG que se derivam de D&D ter ele. No caso do Medieval+2d6 seria a mesma coisa que a quantidade de quadrados num mapa quadriculado que seu personagem é capaz de se deslocar gastando ação. Deu pra entender?

      Ah, o blog tem um sistema para autorização de comentários. Por isso seu comentário não apareceu de imediato, blz? :)

      Até and Bye...

      Excluir
  7. Uma dúvida sobre o seu sistema incrível: combate com duas armas me permite um ataque extra certo? Então além do ataque dublo, eu ainda posso realizar um movimento, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Italo Nunes
      Desculpe a demora amigo. Sim, a Vantagem Combate com Duas Armas concede um ataque extra, não atrapalhando as demais ações da personagem. Então ela poderia sim atacar duas vezes e realizar um movimento.

      Só lembrando que o sistema não é meu, mas sim do Tio Nitro. Eu só fiz dar uma "roupagem medieval" para ele. ;)

      Excluir

Postar um comentário