Mouse Guard genérico para seus jogos



Olá pessoas!
O dia era 7 de setembro de 2010, uma terça-feira, feriado nacional. Eu estava em casa, sem nada pra fazer, quando lembrei de um sistema que estava engavetado no meu PC fazia um tempo. O sistema era Mouse Guard RPG, ganhador do Origins Awards como Best Role-Playing Game de 2009, do qual tinha ouvido falar e muito bem. Então veio a ideia: pq não dá uma lida nele agora? E assim o fiz… E algo me diz que não o deveria ter feito…

Foi tesão a primeira lida! Sério mesmo, acho que eu nunca tinha lido um sistema de estilo narrativo e ficado tão empolgado. Minha mente está tão acostumada com D&D, GURPS e Storyteller que ansiava por uma experiência como essa. A cada página e mecânica apresentada podia perceber o quão bem o sistema encaixa para o cenário e estilo interpretativo desejado. E aquela pergunta maldita sempre vem na nossa mente nestas horas: “Por que nunca pensei nisso antes!?”. Uma mecânica única e integrada a interpretação para resolver todo tipo de conflito, inclusive combate, perícias que remetem a profissões bem definidas, justificativa interpretativa para tudo que se faz no sistema, um sistema de criação e evolução de personagem que faz todo o sentido… Tudo é perfeito para sua proposta, e é aqui que reside o único pecado do sistema, o que é, na verdade, um problema comum a sistemas narrativos: sua mecânica específica. Não que isso seja de fato um problema, mas o impede de ser usado para outros tipos de jogos.

É claro que para quem é fã do universo de Mouse Guard e que deseja jogar nele o sistema é perfeito, mas a meu ver ele é tão bom que merecia ser usado para jogos mais genéricos. Foi ai que esta cabeça maluca decidiu algo inesperado: por que não adaptar? E aí começou mais um empolgante e cansativo trabalho do Tio Lipe: trazer um Mouse Guard genérico, mas que ainda tive a identidade marcante das regras do sistema original. E acho que no final consegui o que pretendia. Duvida? Pois veja com seus próprios olhos.

Clique aqui para fazer o download da 1ª Versão (Media Fire).

É claro que o sistema não foi testado ainda (mesmo pq não tem muito tempo que o peguei para adaptar), e há capítulos que pode ser escritos, mas antes de me dar ainda mais trabalho acho importante saber que receptividade esta livre adaptação-tradução terá. Assim, só o que posso esperar agora são comentários, positivos e negativos, e se possível construtivos. A idéia não foi destruir a identidade de MGRPG, mas dá uma “roupagem” que ajude a cativar mais jogadores para sistemas semelhantes a este, desprendendo-os por um tempo dos “grandes” sistemas comerciais. Vamos ver se os dados de seis faces vão rolar… XD

Espero que gostem e comentem!
Até and Bye…

Comentários

  1. cara eu tinha visto uma materia sobre o MGRPG, mas como so tinha em ingles e eu nao sou bem adestrado nessa lingua, nunca procurei mas axei muito legal a ideia.
    agora posso dar uma olhada nele e o melhor de maneira generica (posso usar na minha mesa!!).
    valeu Tio Lipe ^^

    ResponderExcluir
  2. @Alex Lucas
    Opa, que bom que pude ajudar. Eu só lhe aviso uma coisa sobre este material: ele não foi testado na prática. Assim, as regras que fogem da lógica do Mouse Guard RPG (como o Combate mais ao estilo de D&D) eu não tenho certeza se funciona perfeitamente. De qualquer forma, testa ele e modifica como quiser pra adequar a sua mesa. ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo material caro Tio Lipe. Alguma previsão de conclusão do material?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. @Paulo Ramon
    Infelizmente meus estudos com o Mouse Guard pararam por aí. Na verdade, ele me foi útil para entender e conhecer um pouco mais sobre os RPGs de estilo narrativo, e me influenciou para começar a desenvolver o meu sistema definitivo (com o carismático nome de SANDU RPG).

    Novidades sobre o SANDU em breve.

    ResponderExcluir
  5. cara é uma ficha tinha como fazer ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário