sábado, 4 de junho de 2011

Mutantes e RPG

Olá a todos!
Depois de resenhar sobre o ótimo X-Men First Class, acho que vem a calhar falar um pouco sobre mutantes e RPG. Sinceramente eu nunca narrei aventuras com personagens SUPERS. É claro, já teve aquelas aventuras de níveis altos do D&D 3.X e que, em sua maioria, foram uma dor de cabeça gigante, mas nunca uma campanha de SUPERS realmente. Mas, após um filme como esse, é impossível não pensar e nem ficar interessado em narrar algo do gênero. Então, qual seria o melhor sistema?

Limitei a pergunta anterior apenas ao sistema porque, a meu ver, só me vejo narrando X-Men (com uma visão pessoal do cenário, evidente). O cenário dos mutantes me interessa principalmente pelas suas questões sociais, como intrigas governamentais, a questão da mutação ser uma evolução da raça humana e que isso pode significar a elevação de uma nova raça soberana, o próprio preconceito, e assim vai. Sei que estas idéias podem ser exportadas para diversos outros universos com super-heróis, mas elas ficam perfeitamente bem encaixadas onde já estão. A própria obra já muitas idéias, o que facilita bastante na hora de construir as aventuras. Além disso, os mutantes têm algo que eu gosto bastante: poderes especializados. Isso quer dizer que eles possuem um único poder, mas sabendo explorá-lo a fundo. A meu ver este tipo de SUPER é melhor de lidar do que personagens como, por exemplo, o Super-Homem (que voa, é mega forte e resistente, possui um sopro aloprado, solta raios pelos olhos e tem visão de raio-x, ou seja, vários poderes).

Mas qual seria o melhor sistema para um jogo com mutantes? Do passado, lembro-me do famigerado GURPS SUPERS, que foi muito usado principalmente na década de 90 e início dos anos 2000. Eu nunca testei as regras do SUPERS, mas já joguei e narrei muito GURPS na minha vida pra saber que é algo que vale a pena dá uma conferida (e com o GURPS 4ªEd sendo lançado no país, vale ainda mais a pena). Além disso, na época do primeiro filme, lembro que a falecida Dragão Brasil lançou uma matéria adaptando justamente os X-Men para GURPS e 3D&T. Aqui já cito outro sistema: o 3D&T Alpha. Mesmo com suas revisões, tornando-o mais genérico, o Alpha ainda é um sistema com seus bugs e bem mais voltado para o estilo Anime que o de SUPERS, mas ainda assim dá pra ser usado. O mesmo que tende aos Animes e que aconselho é o BESM d20, lançado pela Devir tem um tempinho já. Com suas adaptações, sei que dá pra criar muita coisa aloprada com ele. Por fim, e acho que o mais importante de todos, tem o Mutantes e Malfeitores, o M&M da Jambô. O nome já diz tudo, né? Feito exclusivamente para jogos com SUPERS, e usando a OGL, acho que é o melhor sistema no mercado nacional para jogos do estilo, mesmo eu ainda não o tendo testado de fato e já ter ouvido falar de alguns pequenos bugs (regras opcionais lançadas na net dão pra corrigir estes problemas).

Enfim, é isso. Espero ter ajudado em alguma coisa e que vocês me ajudem também. Que outros sistemas eu posso usar? Que outros elementos do cenário dos X-Men valem a pena lembrar e usar no seu RPG? Sou todos ouvidos.

Até and Bye...