Gaia RPG: Lançamento Primeira Edição


Olá pessoas!
Há quanto tempo, hein? Pois é, viver é um desafio e tanto, mas não vou entrar em detalhes. De forma resumida, infelizmente estou sem jogar RPG há mais de dois anos. Dadas as circunstâncias, fica ainda mais difícil escrever qualquer coisa sobre o assunto. Entretanto, hoje vos trago uma ótima surpresa. Sim, estou falando da versão final do meu sistema, o Gaia RPG.

Para quem não se lembra ou desconhece a história, o Gaia RPG é um sistema que comecei a desenvolver em 2017 após jogar o Ryuutama, mas também inspirado nos trabalhos maravilhosos publicados pelos meus amigos do saudoso Mundos Colidem. A publicação do playtest aberto ocorreu em meados de 2018 e desde então fiquei devendo a conclusão do sistema e seu livro básico. Muitos testes e anos de trabalho depois, finalmente o material final está pronto para ver a luz do dia.

Segue então abaixo o link para download da primeira edição do Gaia RPG (sim, o sistema é gratuito!). O livro está estruturado em oito capítulos, sendo os três primeiros para criação das personagens, os quatro seguintes para as regras do jogo e o último totalmente dedicado para a criação de adversários, contendo, inclusive, um bestiário bem diversificado.


Mas o que mudou desde o playtest? Foram feitas mudanças significativas nas suas regras, sendo as principais:
  • As raças não impactam mais mecanicamente nas características das personagens, sendo agora parte do seu conceito e tendo (ou não) implicações sociais dentro do jogo;
  • Todas as proezas foram revisadas, principalmente as suas melhorias, e novas foram criadas como Treinamento com Arma, Herbalista e Mestre Cozinheiro;
  • Todas as regras de magia foram revisadas, tendo sido criado o atributo secundário Poder (similar ao que tem no Shadow of the Demon Lord), onde o nível e as melhorias delas dependem dele, e sua lista foi ampliada;
  • Determinação e Condições agora são contrapartes um do outro, onde receber Determinação num teste permite a rolagem de 3d6 e usar os dois melhores resultados, enquanto que as Condições será rolado 3d6 e usar os dois piores resultados;
  • As regras e os papéis das personagens durante jornadas e na exploração foram revisados e melhor definidos, bem como foram ampliadas o leque de ações disponíveis;
  • O dano causado agora possui um valor fixo, ao invés de ser calculado sobre a diferença entre o ataque e a defesa, aumentando o dinamismo das cenas de combate e sendo igual à soma do atributo usado no ataque, o dano da arma e metade do nível da personagem (caso seja treinada com a arma);
  • Foi acrescida a ação rápida como opção para os combatentes, tendo então uma lenta e uma rápida por rodada ao invés de uma única ação;
  • Todas as regras dos adversários foram revisadas, tendo sido criada uma melhor distinção entre as habilidades únicas para cada espécie e as habilidades gerais associadas à sua função;

Com isso, o sistema está bem mais completo e robusto, mas ainda se mantendo simples e fácil de jogar. Espero que todos gostem do resultado final e que possam voltar aqui para comentar suas impressões e se chegaram a testar.

Até and bye..

Comentários

  1. Olá. Aê! Finalmente! Muito bom trampo, Tio! Agora falta o Tio20, hein! Bonanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz @Leishmaniose
      Com o 3DeT Victory vindo ai, nem sei se precisa do Tio20 mais não. XD

      Excluir
    2. Olá. Vai ter que ter Naruto Victory, então. Bonanças.

      Excluir
    3. Olá. ♥ Projeto Narutinho Victory by Tio Lipe ftw. Bonanças.

      Excluir
  2. Excelente trabalho, finalmente viu a luz do dia. Faltou mencionar o uso dos conceitos de Ação Rápida e Ação lenta, facilitando o discernimento durante os turnos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Ludosystem
      Muito obrigado pelo comentário. Quanto aos tipos de ações, no livro está bem explicado. Ficou listado na postagem justamente para chamar a atenção e a curiosidade. XD

      Excluir
  3. Tio, PARABÉNS, como sempre, pelo excelente trabalho!!!
    Lendo com muito carinho!!!
    Tio, sobre magia, depois posso tirar umas dúvidas contigo?
    Abração!!!
    E Leish, esse AdO seu tá vindo com crítico? kakakakakakakakaka!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Marcus Silva
      Muito obrigado pelo comentário. E pode tirar dúvidas sim, sempre que quiser. Sou meio lento para responder, mas respondo. Na dúvida @Leishmaniose me pertuba. XD

      Excluir
    2. Olá. Adianta não, ele usa armadura de imunidade a crítico. Mas seguimos tentando. Se Kaguya quiser, teremos um Narutinho Victory by Tio Lipe em 2024. Bonanças.

      Excluir
    3. "Com o 3DeT Victory vindo ai, nem sei se precisa do Tio20 mais não. XD"
      Então, Tio, precisa SIM: tem estilo de jogo e jogador para todas as coisas. Eu e meu grupo precisamos SIM do Tio20, que é MUITO mais a nossa cara. Somos 7 pessoas aqui esperançosas...
      Nós gostamos muito de animes/mangás com estilo high power e high magic, como Bastard, Fairy Tail e similares e a estrutura do Tio20 tem muito mais a ver com a forma que gostamos dos jogos e tem a ver com aquela sua "assinatura" característica, desde o Isekai.
      Inclusive, falando em Isekai, eu sou o "doido" que fez aquela ficha de Isekai no Roll20 pra jogar com a minha mesa durante a pandemia... voltamos ao presencial, felizmente, mas sentimos fortemente que o Tio20 pode muito preencher essa lacuna do Isekai para nós, que temos o costume de jogar campanhas mais longas, sempre!
      Um grande abraço pra você!!!

      Excluir
    4. @Marcus Silva
      Opa rapaz, que bom que tem mais doido nesse mundo que gosta do Tio20 RPG. Eu não vou largar a mão dele não, era zueira minha. Na real, eu tenho que tomar vergonha na cara e atualizar a última versão do playtest dele que fiz quando estava narrando a campanha do Império de Jade. O resultado final me deixou bastante satisfeito. Só não prometo ser um livro que nem o Gaia RPG pq dá trabalho demais. XD

      Excluir
    5. Ô, meu amigo! Ter livro com artes lindas do Gaia, aquela diagramação impecável, tudo isso é muito bacana e tal; agrada aos olhos, mas deixa eu te contar uma VERDADE nossa aqui: o que nós queremos mesmo é o texto com aquelas regras sensacionais para podermos jogar, kakakakakakakakaka!!!
      Nem precisa estar diagramado em 2 colunas, kakakakaka!!! Sei do trabalho que dá e o mais importante, é esse desenvolvimento do sistema que você já tem colocado no papel!
      E, se já tem um playtest novo que te deixou satisfeito e conhecendo o seu estilo e primor pelas coisas, acredito que nós vamos ficar mais do que felizes em poder usar para jogar!!!
      Vai ser um presente IMENSO se você já puder postá-lo!!!
      Daí o maníaco do pfd aqui (o Leish sabe bem, kakakaka) vai fazer a ficha pra termos jogo!!!

      Excluir
    6. Ah! Outra coisa: teremos uma nova ficha pro Gaia?

      Excluir
    7. @Marcus SIlva
      Vou ajeitar o Tio20 RPG, mas acho que só estará pronto mês que vem. Quanto a ficha do Gaia RPG, acabei de atualizar a postagem e a página do jogo. ;)

      Excluir
  4. Aaah! Curti muito! Fazia tempo que queria ver algo similar ao Ryuutama!! Vlw mesmo, tô lendo aqui e parece beeem legal! Adorando aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Adauto
      Opa amigo, que bom que curtiu. Ryuutama foi de fato a grande inspiração e muito do que o torna algo único e divertido está no Gaia, mas com aquela camada mais clássica de sistemas de fantasia que estamos acostumados.

      Excluir
  5. Será que num rola um "That Time I Got Reincarnated as a Slime" não? Hauhauhauh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Adauto
      Para qual sistema? Sinceramente eu acho que Slime combina bem com o Tio20 aqui do blog ou o 3DeT Victory que está em financiamento coletivo. Dá uma olhada no demo do 3DeT que pode ser que você curta bastante.

      Excluir
  6. Tio, obrigado pelos seus jogos e em especial o lindo do Gaia. Deve ter dado trabalho, por isso fazemos questão de agradecer.
    Como o Marcus comentou, não esqueça do Tio20 viu?
    Desde Isekai, ficou esse gostinho de quero mais quando vejo seus jogos, assim como de toda galera do MC que está aqui presente nesses comentários.
    Produzam sempre que der ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Danielritta
      Opa, muito obrigado você pelo comentário. E pode deixar que não esqueci do Tio20 RPG não. Trabalhos estão sendo feitos. ;)

      Excluir

Postar um comentário