Adaptação: Naruto BESM d20

Olá a todos!
Mais um dia, mais uma postagem. Domingo passado (05/02) comecei a narrar Naruto para o meu grupo habitual de RPG. Eu já sou conhecido na net, de certa forma, por ter criado uma ótima adaptação de Naruto para 3D&T Alpha (veja em downloads e ela está sendo atualizada pelo pessoal do Defensores de Tóquio). Entretanto, desta vez, resolvi voltar as origens do nosso grupo, inspirado por um RPG de One Piece que estou jogando, e estou usando o BESM d20, lançado no país pela Devir. Pretendo com este texto falar um pouco de como estou usando a mecânica do sistema para simular o cenário de Naruto.

Usando as regras do D&D 3.X, o BESM d20 é uma ótima adaptação do sistema para a temática Anime, mas apenas e principalmente quando você o segue a risca. A matemática de equilíbrio usada nas suas classes é perfeita, impedindo justamente que o jogo sai do controle do narrador e que os jogadores criem combos monumentais com as regras de Atributos (Vantagens). Entretanto, quem tiver o BESM em mãos perceberá que as classes limitam bastante as opções de criação de personagem, ainda mais para o cenário de Naruto. Assim, foi preciso primeiro definir como as personagens seriam criadas, mas sem desequilibrar a lógica que o sistema apresenta.

Usando a regra de equilíbrio de pontos que o próprio livro apresenta na sua página 32 (Tabela 5-19), e sabendo que cada classe foi construída com 10 Pontos de Personagem por nível (aqui chamados de PP), foi possível pegar as classes que já existem e transformar suas características Especiais (benefícios ganhos todo nível) em PP Livres para serem gastos como quiser pelo jogador, mantendo-se apenas as Perícias, os BBA, as Resistências e os DV.

Exemplo: peguemos a classe Ninja. Em Naruto ela poderia ser usada para representar as personagens mais gerais e equilibradas do cenário, como Kakashi ou o Terceiro Hokage. Mantendo todas as suas características gerais, como os DV (d8), as Perícias ganhas por nível e a lista que ele conhece (4 + Mod. de INT), os valores de Testes de Resistência (Reflexo e Vontade alta), e o seu BBA, teremos a base da classe. Entretanto, esqueceremos seus benefícios Especiais e os substituiremos por PP Livre. Somando o custo em PP de cada uma das suas características gerais (veja a Tabela 5-19), sobra para o Ninja 3 PP no 1º nível, 2 no 2º, 3 no 3º e assim por diante (PP estes que, somados com os acumulados pelas características gerais, devem ser iguais a 10 PP).

Com isso foi possível manter e usar as classes que existem, e ainda permitir certa liberdade na hora de criar as fichas. Depois tive que imaginar como seriam os Jutsus, e pra eles usei as regras do Atributo Magia (página 64). Ao mesmo tempo, li cada Atributo que o sistema apresenta e limitei aqueles que podem ser adquiridos normalmente e os que podem ser adquiridos como Jutsus apenas. Outra coisa que mudei foi a determinação dos Pontos de Energia (página 97; em Naruto chamados de Chakra), onde agora usam apenas as Habilidades Constituição e Sabedoria (e não as Habilidades Mentais). A demais, criei uma lista de equipamentos nova para Naruto, mas usando as regras normais do próprio BESM e do Atributo Equipamento Pessoal. Por fim, estipulei que toda personagem em Naruto tem os seguintes Atributos gratuitamente: Equipamento Pessoal 1; Vínculo com Organização 1 (a sua Vila Oculta) e Saltar 1. Além disso, todo shinobi tem os seguintes Defeitos (página 89; seus pontos não dão bônus): Dominado -3 (pela sua Vila; caso a personagem tenha traído a Vila ela terá Procurado -3); e Marcado -2 (a bandana da sua Vila e/ou marca do seu clã).

Simples, não é? No fim eu mudei pouquíssima coisa e dei margem a muitas possibilidades de criação de personagens. Agora você deve estar se perguntando: E a lista de Atributos vetados? E a lista de Equipamentos? Bem, como isso requer muito espaço de postagem, deixei tudo num PDF que você pode baixar clicando aqui (link fora do ar). Neste PDF simples você encontrará:
  • Um resumo de toda a criação da personagem agora que você está jogando Naruto;
  • Listas de Equipamentos, Atributos Permitidos e Proibidos para se ter como Jutsus;
  • As novas regras sobre o Chakra e como o Atributo Magia deve ser usado para criar Jutsus;
  • Uma lista com as classes mais apropriadas para Naruto, com suas devidas funções e PP Livres por nível;
  • Uma nova classe especialmente criada para Naruto, o Selvagem;
  • Algumas explicações sobre como certas Perícias devem ser usadas em Naruto;
  • A evolução da personagem e algumas regras especiais minhas que você pode adotar ou não (eu sugiro).

É isso pessoal! Sei que podem surgir dúvidas, por isso tratem de questionar. Este texto é apenas uma primeira abordagem e outras mudanças podem surgir. Depois, com o tempo e o andar do jogo, pretendo criar uma lista de Jutsus para facilitar o uso e compreensão (e dá sugestões).

Até and Bye...

Comentários

  1. como esse material funciona junto do material antigo?

    Leandro Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro!
      Esse material é totalmente independente do antigo. Por hora ele está em "beta test", agora que estou narrando usando essas regras. Quando o primeiro arco do jogo terminar eu farei as minhas observações em cima dele.

      Até and Bye...

      Excluir
  2. Bom dia! Estava vendo sua adaptação de Besm d20 (v4, a mais completa e complexa) e gostei muito da qualidade do material. Eu tenho uma adaptação de Naruto d20 System que estou a anos desenvolvendo, já fiz várias versões do sistema, jutsus, kekkei genkai e etc (tudo para equilibrar melhor) e tive uma campanha de 3 anos com o sistema na versão antiga. Tentei fazer uma nova versão reformulando parte do sistema mais acabei ficando sem tempo... vida de adulto é triste!

    Enfim, como a minha adaptação e a sua são compatíveis com o sistema d20, e tem um tempo que minha adaptação está abandonada, gostaria de fazer uma ultima versão do sistema unindo minha adaptação com a sua: minha ideia é levar seus jutsus para o meu manual e fazer uma adaptação das suas Kekkei Genkais para o meu modelo. Se você concordar, gostaria que você disponibilizasse o .doc do seu documento para que eu possa fazer isso.

    Sem mais, agradeço pelo excelente material que vem disponibilizando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Marcello
      Pode usar o meu material a vontade. Te mando o .doc assim que possível.

      Excluir
  3. Fellipe Melo, você poderia me enviar o arquivo .doc dessa adaptação?
    tallesamony@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Amony
      Infelizmente não encontrei o .doc, mas vc pode baixar o material na minha página de donwloads aqui mesmo do site. http://paporpg.blogspot.com/p/downloads.html

      Excluir
    2. @Amony
      Encontrei o arquivo. Vou te mandar!

      Excluir
  4. Respostas
    1. @Breno Souza
      Desculpe a demora. Não existe uma versão 4. A última publicada foi a versão 3 mesmo que está na página de downloads.

      Excluir

Postar um comentário