Ivalice: Geografia


Olá pessoas!
Hoje vos trago a primeira postagem sobre o cenário da campanha de RPG que estou narrando atualmente: Ivalice. Para quem não conhece, Ivalice é o nome do reino onde se passa a trama do jogo Final Fantasy Tactics, que é o meu FF favorito desde sempre e um dos melhores J-RPG de estratégia de todos os tempos! Resolvi narrar este cenário por ser um mundo de fantasia medieval que já conheço e por ter um background bem construído. Assim, peguei a base da trama do jogo e estou guiando minha narrativa da forma que achar melhor, ignorando muita coisa de jogo e usando as premissas que achar mais interessante, construindo uma história paralela totalmente diferente. Esta primeira postagem focará na geografia do mundo, ajudando meus jogadores a se situar no cenário e dando base para quem quiser narrar um jogo em Ivalice fazer o mesmo.

Geografia
O território de Ivalice está localizado na parte mais ocidental do continente, de nome desconhecido, onde parte de suas características geográficas foram moldadas por um evento chamado de Cataclismo. Seu território a oeste está coberto por planícies férteis, enquanto que a leste predomina um clima mais seco. Ao sul, se estende um promontório no qual foi fundada a nação de Lionel, com a grande Ilha de Goug a oeste. A baía no lado sudeste de Ivalice era terra, sendo antes o local do antigo Sacro Império de Ydora. Uma catástrofe afundou toda a região, engolida pelo Oceano Leste de Bugross. Por fim, a pequena ilha no meio do Mar do Coral Negro é o local da Catedral de Mullonde, a sede da Igreja de Glabados.

Águas
Ivalice é cercada pelas águas do Estreito de Rhana no norte, e o Mar de Bugross de sudeste a sudoeste, cada um conhecido como o Oceano Leste e Oeste de Bugross. O Mar de Bugross é dito ser estranhamente tempestuoso durante todo o ano e muitos navios foram afundados por suas ondas gigantes. Isso levou à construção de um farol no local conhecido como Abismo de Midlight. O Estreito de Rhana também possui fortes ventos que sopram no litoral de Fovoham.

Ivalice também é o lar de uma variedade de águas continentais. O Rio Dorvauldar, em Limberry, fornece fertilidade para todas as planícies da região. As Quedas de Zeirchele descem das Montanhas Algost, criando uma maravilha natural em suas falésias em forma de escadas. Algumas águas foram locais de batalhas sangrentas durante a Guerra dos Cinquenta Anos, incluindo o Pântano Tchigolith, em Lionel, e o Lago Poescas, em Limberry. Ambos foram arruinados por suas respectivas batalhas — Tchigolith se tornou um pântano venenoso, enquanto que o Poescas é assombrado pelas almas daqueles que morreram lá. Uma grande parte do Lago Poescas secou, deixando nada além de uma camada branca de sal, embora acredite-se que suas seções profundas seja o lar de algum tipo de serpente marinha. O Castelo de Limberry também é construído as margens do Lago Loch Dalla.

Mapa detalhado da geografia de Ivalice. Clique para ampliar. Fonte: imgur.

Montanhas
O território ivaliciano é bastante montanhoso. Cadeias de montanhas cruzam por regiões inteiras, criando muitos vales e passagens. Algumas montanhas famosas incluem: os Picos Thealla, onde se crê que sejam as montanhas mais elevadas de Ivalice, tendo 6.000 metros; a Montanha Landria, que já foi o local de um sítio sagrado usado por monges; o Monte Germinas é o pico mais antigo de Ivalice, elevando-se a partir de um terreno seco e estéril; o Monte Bervenia, um vulcão ainda ativo; o Monte Gulg, onde correm boatos sobre aparições do espírito de uma menina que caiu do vulcão; e o Monte Urobos, o local da atividade de mineração em Gariland.

Clima
O clima em Ivalice é considerado por alguns como tropical, devido ter duas temporadas distintas: úmido e seco. No entanto, há sinais de um clima temperado, devido à neve que cai por vezes na cidade mineira de Gollund, embora possa ser por estar situada em uma altitude maior do que outros assentamentos. Isso dá credibilidade à teoria de que Ivalice é realmente de clima mediterrânico temperado, devido ter uma estação de chuvas no inverno e uma estação seca no verão, como é evidente no seu calendário. A estação chuvosa ocorre nos meses de Sagitário a Aquário e de Gêmeos a Câncer, enquanto a estação seca ocorre de Leão a Escorpião e de Peixes a Touro.

Ambientação de Ivalice: Geografia | História | Cultura

Comentários