Naruto para Savage Worlds: Parte I - Personagens


Olá pessoas!
Faz um tempo que não apareço, hein? Bem, atualmente não estou narrando e espero retornar lá pra Janeiro, por isso o afastamento. Depois de narrar um ótimo RPG pro meu grupo (o Tsuchi Monogatari), estou pensando em que narrar em seguida. Em tempos remotos poderia ser qualquer coisa (e até tentei começar um jogo de Megaman X, mas... é melhor esquecer o tema por hora), mas as obrigações e a “primavera” (se é que vc me entende XD) andam impedindo agente de se reunir como antes. Somado ao fato de termos três jogos em andamento, fica tudo realmente mais complicado. Mas tudo bem, posso esperar e me divertir jogando um pouco.

Entretanto, isso não quer dizer que estou parado. Dado o meu passado compulsivo e inspirado pelo senhor Lyonn, resolvi eu mesmo criar uma nova adaptação de Naruto para o meu atual amor: Savage Worlds. Mas, antes de começar, resolvi estabelecer algumas condições para fazer algo mais específico e menos generalista. Assim, resolvi que só ia adaptar a parte de Naruto que eu gosto, ou seja, a época em que eles eram crianças. A saga “shipuuden” não me interessa e as aloprações atuais do mangá me dão asco. Desta forma, não esperem regras para Bijjus ou versões mais alopradas de Rasengan ou Chidori, mesmo porque Savage Worlds é um sistema “épico pé no chão”. Da mesma forma, não farei um PDF até que eu tenha testado estas regras em mesa. Jutsus de clãs e Kekkei Genkais eu deixei para um último momento, primeiro focando nos poderes mais gerais do cenário.

Ambientação
Pois bem, imagino que o amigo leitor deva ao menos saber do que se trata Naruto, o que dispensaria explicações sobre a sua ambientação. Porém, caso você está lendo esta postagem de curioso e não entenda bem do assunto, permita-me fazer as apresentações. Naruto conta a história de um garoto de mesmo nome que vive numa vila de ninjas e sonha em um dia ser o líder local, sendo assim reconhecido por todos. Sendo órfão e tendo selado dentro de si o Demônio-Raposa de Nove Caudas que quase destruiu a vila no passado, os adultos o veem como um pária e as demais crianças o tratam mal, seguindo o exemplo de seus pais. Mesmo tendo crescido com o desprezo da vila as suas costas, Naruto nunca desistiu de chamar a atenção de todos a fim de, mesmo que de uma forma ruim, fosse reconhecido e, quem sabe um dia, alguém pudesse enxergá-lo além do preconceito (triste, não?). A história segue então mostrando o dia a dia de Naruto e seu time realizando missões contra ninjas de outras vilas, a medida em que todos na sua vila lentamente passam a notar a existência do pequeno ninja e a respeitá-lo.

Eu poderia escrever duas postagens inteiras falando apenas do cenário da história e mesmo assim não seria suficiente. Uma das coisas mais interessantes na obra é a riqueza do seu cenário e suas inúmeras possibilidades de histórias derivadas (eu mesmo já inventei de tudo narrando Naruto). Resumindo MUITO, o mundo de Naruto é divido em países, onde cinco deles se destacam em questão de território, riqueza e, principalmente, poderio militar. As Vilas Ninjas são a fonte do poder militar dos países, onde cada uma delas detém força e segredos que as outras cobiçam, vivendo num eterno estado de rivalidade e tensão pré-guerra. A cultura mescla aspectos de um Japão feudal, onde os países são regidos por um Daimiô que detém o poder monárquico, mas que, dependo da época e pais, este poder pode ser mais simbólico que de fato efetivo, com alguns elementos modernos do século XX, como a presença de eletrodomésticos e câmeras de segurança (a caracterização da ambientação de Naruto é confusa até hoje, onde se pode encontrar facilmente ninjas usando rádios portáteis em suas missões, mas não há satélites ou o uso de ondas de rádio de longa distância, onde toda comunicação à distância requer o uso de falcões especiais ou correspondências tradicionais). Para maiores detalhes, aconselho imensamente ler a wiki de Naruto e o site Leaf Ninja, ou então ler meu material para 3D&T Alpha aonde fiz um apanhado geral sobre todo o cenário.

Para usar o Savage Worlds neste cenário, sugiro usar as seguintes regras de ambientação (p.130, 1ª edição brasileira): Alta Aventura; O Curinga é selvagem; Heróis nunca morrem; Nasce um Herói; e Sangue e Vísceras. As histórias de Naruto são épicas, ao mesmo tempo que dramáticas e sangrentas. Tente explorar elementos como ação, comédia, drama, mistério e heroísmo em suas narrativas, variando a quantidade de cada um de acordo com a necessidade. Um tema que deve ser primordial na sua história é a amizade, o que é bem característico em histórias shonens. Outro tema igualmente importante é a moralidade e o peso das ações das personagens sobre suas convicções. Como ninjas, elas devem realizar missões das mais variadas para a sua vila, mas invariavelmente serão obrigadas a matar ou realizar missões que podem não concordar. Além disso, as personagens de sua aventura devem ser as protagonistas de suas próprias histórias, sendo maiores que o cenário em si.

Criando as Personagens
Vamos então falar de regras. Todo ninja deve começar com 2 Vantagens extras, ao invés de apenas uma, e tendo gratuitamente a Vantagem Antecedente Arcano: Jutsu (veja adiante). Jutsus extras deverão ser adquiridos por meio da Vantagem Novo Poder (p.46). As demais características seguem a regra normal. Uma informação importante para a criação das fichas: os ninjas são classificados hierarquicamente por status que delimitam a média do seu poder. Assim, para jogos ambientados em Naruto, cada Estágio de personagem representa um rank ninja, sendo: Genin (Novato); Chuunin (Experiente); Jounin e ninjas especiais como ANBU (Veterano); Kage (Heroico).

Antecedente Arcano: Jutsu
  • Perícias Arcanas: Genjutsu [Ast], Ninjutsu [Esp] e Taijutsu [Agi]
  • Chakra inicial: 12 (representa os Pontos de Poder)
  • Jutsus iniciais: 3 (representa os Poderes)
  • Selos: a personagem só poderá conjurar um Ninjutsu ou Genjutsu caso possa executar selos de mão (necessários para que haja o controle do Chakra), tendo ambas as mãos livres. Os Taijutsus são mais simples e não necessitam de selos. É impossível fazer qualquer Jutsu estando paralisada.
  • Sem Chakra: ficar sem Chakra deixará a personagem imediatamente incapacitada por Fadiga, devendo testar Vigor uma vez por hora para recuperar 1 nível (2 com uma ampliação). Só após curar toda a Fadiga pela perda de Chakra que ele será recuperado normalmente.
  • Recuperação: as personagens recuperam 1 ponto de Chakra por hora.
Perícias
Use a lista de Perícias padrão apresentada no Savage Worlds para criar um ninja, unindo Escalar e Nadar na Perícia Atletismo [For]. Para usar Jutsus, a personagem deverá ter uma ou mais das Perícias: Genjutsu [Esp], Ninjutsu [Ast] e Taijutsu [Agi]; onde Taijutsu substituirá a Perícia Lutar. Ninjas dificilmente usarão as Perícias Atirar, Cavalgar e Dirigir, sendo mais comum focarem Perícias que envolvam habilidades furtivas (Arrombar e Furtividade), sociais (Intimidar, Persuadir e Provocar), e de navegação (Navegar e Rastrear). Caso o seu ninja manipule marionetes, ele usará a Perícia Pilotar para comandá-las e Concertar para fazer reparos. Use os seguintes focos para a Perícia Conhecimento: História (envolve conhecimentos sobre o mundo, sua política e cultura); Medicina (obrigatório para quem deseja desenvolver poderes médicos); e Jutsus (envolve conhecimentos gerais e proibidos sobre as artes ninjas).

Complicações Permitidas
Algumas Complicações são recorrentes em Naruto, como: Código de Honra, para representar um comportamento ou convicção em que a personagem acredita; Forasteiro, quando ela pertence a uma vila diferente ou possui um dos demônio de chakra em seu corpo; Leal, para representar o elo de amizade entre os membros de um time; e Procurado, para aqueles ninjas que traíram a sua vila e são caçados (chamados de nukenins).

Anêmico [m], Arrogante [M], Boca Grande [m], Cauteloso [m], Cego [M], Código de Honra [M], Covarde [M], Curioso [M], Delirante [m ou M], Desagradável [m], Desastrado [m], Desejo de Morrer [m], Duro de Ouvido [m ou M], Excesso de Confiança [M], Feio [m], Fobia [m ou M], Ganancioso [m ou M], Forasteiro [m], Heroico [M], Idoso [M], Inimigo [m ou M], Jovem [M], Leal [m], Manco [M], Má Sorte [M], Obeso [m], Olhos Ruins [m ou M], Pacifista [m ou M], Peculiaridade [m], Pequeno [M], Pobreza [m], Procurado [m ou M], Sanguinário [M], Sem Noção [M], Teimoso [m], Um Braço Só [M], Um Olho Só [M], Uma Perna Só [M], Vingativo [m ou M] e Voto [m ou M].

Vantagens Permitidas
  • Antecedentes: Ambidestro, Atraente [Muito Atraente], Corajoso, Cura Rápida, Furioso, Ligeiro, Musculoso, Nobre (posição social dentro do clã e/ou da vila), Prontidão, Rápido, Rico, [Podre de Rico] e Sorte [Sorte Grande];
  • Combate: Arma Predileta [Arma Predileta Aprimorada], Artista Marcial [Artista Marcial Aprimorado], Atacar Primeiro [Atacar Primeiro Aprimorado], Atirador, Bloquear [Bloquear Aprimorado], Brigão [Pugilista], Contra-Ataque [Contra-Ataque Aprimorado], Duro de Matar [Muito Duro de Matar], Esquiva [Esquiva Aprimorada], Florentino, Focado [Extremamente Focado], Frenesi [Frenesi Aprimorado], Impulso, Instinto Assassino, Lutador Improvisador, Lutar com Duas Armas, Mãos Firmes, Nervos de Aço [Nervos de Aço Aprimorado], Reflexos de Combate, Retirada [Retirada Rápida], Sem Piedade e Varredura [Varredura Aprimorada];
  • Carta Selvagem: Golpe Poderoso, Surto de Poder e Tiro Mortal;
  • Estranhas: Coragem Líquida (para usuários do Estilo de luta Suiken, ou “punhos bêbados”), Curandeiro (para ninjas médico), Elo Animal (restrito a alguns clãs, como os Aburames e Inuzukas da vila de Konoha), Noção do Perigo, Senhor das Feras (restrito a clãs) e Sucateiro;
  • Liderança (geralmente adquiridos apenas por Chuunins e Jounins, por isso restrinja o uso de deles por Genins caso faça mais sentido na sua aventura): Comando, Estrategista, Fervor, Inspirar, Líder dos Homens, Líder Nato, Mantenham a Formação! e Presença de Comando;
  • Poder: Novo Poder (para adquirir novos Jutsus), Pontos de Poder (para aumentar o seu Chakra) e Recarga Rápida [Recarga Rápida Aprimorada];
  • Profissionais: Acrobata, Adepto, Assassino, Erudito, Investigador, Ladrão, Mago (requer o Conhecimento: Jutsus d8+ e uma das Perícia para usar Jutsu d6+), Mateiro, Mentalista (usado por ninjas que se especializam em Genjutsus), e Pau Pra Toda Obra;
  • Sociais: Carismático, Conexões (contatos dentro da sociedade ninja), Elo Comum, Obstinado;
  • Lendárias: Duro na Queda [Duro na Queda Aprimorado], Mestre de Arma [Mestre das Armas], Parceiro, Profissional [Especialista e Mestre], Mestre das Artes Marciais e Seguidores.

Continua no próximo episódio
Com isso fechamos o básico da nossa adaptação de Naruto. Na próxima postagem trarei uma lista enorme de Jutsus, usando as regras genéricas e muito bem-vindas do Savage Worlds. Espero que tenham gostado e que possam testar em mesa (me passem um feedback se o fizerem).

Até and Bye...

Nota: esta postagem foi atualizada em junho de 2017.


Comentários

  1. Show!
    Acompanharei de perto e auxiliarei no que for necessário!
    Obrigado pela referência!
    Grande abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Fuderoso, tio! Estamos no acompanhamento! Desde que faça algo pra mais de seis meses, hein! HAUAHUAHUAHUAHAUAUHAUAHA!

    Bonanças.

    Atenciosamente,
    Leishmaniose

    ResponderExcluir

Postar um comentário