
Semana passada eu estreei uma coluna no blog Mundos Colidem. Para quem não conhece, o Mundos Colidem é uma iniciativa de rpgistas que se reuniram para postar regularmente matérias sobre os mais diversos assuntos do nosso hobby, e estarei lá postado quinzenalmente às quartas-feiras (dia 15 de fevereiro é a próxima, anota ai!). Pois é, agora eu tenho dois lugares na internet para falar de RPG, e espero que vocês não deixem de conferir e apreciar. Mas voltando aos trabalhos. Resolvi dedicar o mês de janeiro para falar sobre as minhas experiências testando o Tio20 RPG. Porém, hoje resolvi trazer para vocês uma ideia que tive algum tempo atrás sobre o Savage Worlds (SW).
Pessoalmente, eu achei o SW um sistema interessante desde quando o conheci através do Test Drive 6 publicado pela Retropunk em 2010. Após ler o livro, financiado pela editora em 2012, meu interesse só aumentou. Infelizmente ainda não consegui testá-lo de fato (já tentei umas duas vezes, mas não passou da primeira sessão), mas muitas de suas regras e Vantagens serviram de base para a construção do meu próprio sistema (em seu primeiro playtest, o Tio20 usava as Escalas do SW para definir o “nível” das personagens, por exemplo). Entretanto, dentre suas regras, uma que sempre me incomodou foi a da defesa.
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Este é Kirito desviando de balas... |
Quando analisamos as escolhas de designer do SW, percebemos que ele é notoriamente um sistema de Perícias. Sem Perícia, a personagem sofre para fazer algo, onde cada +1 num teste é um bônus milagroso. Assim, os Atributos ficam relegados a funções secundárias, como Força servindo para limitar a carga dos equipamentos que se pode usar, Vigor calculando a Resistência física da personagem, e como limitadores para as Perícias, indicando quando elas passam a custar mais caro. Testes puros de Atributo são raros, mesmo que existam. E foi justamente pensando na utilidade deles e na forma para calcular a Resistência que pensei: por que não fazer o mesmo para a defesa, mas usando apenas a Agilidade? Desta forma, sugiro trocar o Aparar por Reflexos, por exemplo, que será igual a 2 + metade do dado de Agilidade da personagem. Quanto as Vantagens, pode-se deixar apenas o Esquivar, somando bônus ao Reflexos ao invés de penalizar o ataque.
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... E este é Kirito aparando balas. |
Então, o que acharam da ideia? Caso tenham curtido, combine com seus jogadores e teste no seu próximo jogo usando o Savage Worlds, e se lembre de voltar aqui e deixar seu feedback. Comentem sobre o assunto.
Até and Bye...
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