Bravos Heróis: salve o mundo das garras do Senhor do Mal


Olá pessoas!
Quem me conhece sabe do meu gosto por games: eu já adaptei aqui no blog Megaman X para Savage Worlds e Final Fantasy Tactics para D&D 5ª Edição. Contudo, após criar o minijogo Isekai RPG e ter jogado o famigerado Hollow Knight, acabei me inspirando para criar outro minijogo. Estou falando do Bravos Heróis, um jogo onde pequenos heróis enfrentam grandes desafios para livrar o seu mundo da terrível ameaça do Senhor do Mal.
Tudo estava em paz quando, de repente, um grande mal desperta. Liderada pelo Senhor do Mal, uma horda de criaturas malignas está espalhando caos e destruição pelo mundo. Diante de tamanha ameaça, os reinos decidem se unir para recrutar heróis que possam defendê-los, enviando-os numa busca para encontrar uma forma de destruir o Senhor do Mal de uma vez por todas. Em sua perigosa jornada, os heróis deverão explorar masmorras sinistras, derrotar inimigos terríveis, fazer amizades preciosas e, enfim, salvar o mundo!
Esta é a premissa geral em que as aventuras de Bravos Heróis devem ser construídas. A seguir apresentarei as regras deste novo minijogo usando o Lima System, mas vocês podem baixar o PDF oficial do minijogo no link abaixo e sair jogando (agora temos uma ficha personalizada SIM!).


Bravos Heróis
Bravos Heróis é um RPG minimalista que põe os jogadores no papel de pessoas que buscam salvar seu mundo das garras do Senhor do Mal, sendo inspirado em jogos como The Legend of Zelda, Legend of Mana e Hollow Knight.

Criando um Herói
Para criar o seu herói, preencha as informações a seguir de acordo com as suas escolhas.
  • Nome: escolha um nome.
  • Descrição: informe a aparência do seu herói.
  • Inventário: todo herói começa com 3 itens e pode carregar até 10 itens no seu inventário. Itens podem ser fixos (F), ocupando um espaço inteiro do inventário, ou consumíveis (C), sendo gastos quando consumidos e podendo acumular até 10 unidades deles num único espaço. A arma principal do herói não conta neste limite. Exemplos: arma extra (F), munição (C), saco de dormir (F; permite descansar em lugares ermos), tocha (C; cancela desvantagem devido escuridão), porção de vida (C; cura 2 corações), porção de essência (cura toda a energia).
  • Atributos: distribua vinte pontos entre os atributos Ataque, Defesa, Habilidade e Bravura, variando-os entre 0 e 12. Ataque será usado para acertar um ataque ou poder em um inimigo. Defesa será usada para se defender de ataques, poderes, armadilhas, emboscadas e demais perigos. Habilidade será usada para interagir com as pessoas e o ambiente a sua volta, resolvendo problemas. Bravura será usada para resistir a efeitos negativos e controlar a narrativa, podendo-se gastar um ponto para rolar um dado novamente (use o novo valor) ou para adicionar um elemento a cena. Todos os pontos de Bravura serão recuperados na sessão seguinte.
  • Corações: é usado para resistir ao dano, tendo 4 inicialmente.
  • Energia: é usado para ativar os poderes, tendo 3 inicialmente.
  • Poderes: escolha um poder que seu herói conhece. Usar um poder gasta uma ação e uma quantidade de energia (valor entre parênteses na lista abaixo), devendo ser acertado em um inimigo com um teste de Ataque. Incentive os jogadores a dar nomes e descrições bacanas aos poderes.
    • Curar (1): cure 2 corações de quem tocar.
    • Duplo (2): ataque dois inimigos próximos ao mesmo tempo.
    • Explosão (3): ataque todos os inimigos próximos ao mesmo tempo.
    • Focar (1): ataque um inimigo e some +1 ao seu dano.
    • Investida (2): mova-se até um inimigo distante e o ataque.
    • Longo (1): ataque um inimigo distante usando uma arma de alcance próximo.
Regras Básicas

O que preciso para jogar?
Uma cópia destas regras, lápis, borracha e algumas folhas de papel para as fichas dos heróis, além de dois ou mais dados de vinte faces (d20).

Rolagem de Dados
Sempre que um herói precisa superar uma situação de risco, decifrar um mistério, atacar ou se defender, faça um teste. Ele será feito com a rolagem de um dado de vinte faces (d20) somado ao valor do atributo mais adequado para situação. O herói terá sucesso caso obtenha 15 ou mais como resultado, do contrário terá falhado.

Vantagem/Desvantagem: quando a probabilidade está a favor do herói, ele receberá uma vantagem (situação fácil). Caso contrário, ele receberá uma desvantagem (situação difícil). Ao realizar um teste com vantagem, role 2d20 e use o melhor resultado. Faça o mesmo quando em desvantagem, mas use o pior resultado. Desvantagens são impostas pelo narrador dada a situação, mas os jogadores podem usar sua criatividade e interpretação para buscar formas de compensar as dificuldades e receber vantagens. Vantagens e desvantagens se acumulam e se anulam, mas não é possível rolar mais do que 2d20.

Combate
É dividido em turnos (momento da ação de um combatente) e rodadas (termina quando todos os combatentes tiveram seu turno). Os heróis sempre agem primeiro, a menos que tenham sido emboscados. Cada combatente pode fazer uma única ação por rodada, seja um ataque, um poder, usar um item, mover-se até um combatente que esteja distante, dentre outras.

Alcance: um combatente estará próximo de outro quando a distância que os separa for curta. Ele estará distante quando a distância for longa, exigindo o gasto de uma ação para ficarem próximos. Só é possível atacar um combatente que esteja distante usando armas que disparem projéteis (gaste uma munição por ataque) ou um poder.

Dano e consequências: caso seja acertado por um ataque, o combatente recebe dano, diminuindo os seus corações na mesma quantidade. Todo combatente causa 1 de dano por ataque (alguns inimigos e poderes, contudo, podem causar mais dano). Caso fique sem corações, ele será derrotado, não podendo mais fazer ações, mas também não poderá ser alvo de ataques. Caso os heróis vençam o combate, todos que foram derrotados recuperam 1 coração e voltam a agir. Caso os heróis percam, o narrador decidirá o destino deles.

Recuperação: descansar num local seguro e confortável ao final de um dia cura toda a energia e os corações do herói. Além disso, sempre que fizer um teste e obtiver 15 ou mais no dado, cure 1 de energia gasto pelo herói.

Narrador
Neste jogo, o narrador não rola dados, deixando essa função apenas para os jogadores, que devem superar os testes utilizando sua criatividade, sua sorte nas rolagens e o conhecimento que seus heróis possuem.

Inimigos: possuem quatro tipos conforme sua força. Fracotes são frágeis e fáceis de lidar, tendo entre 1 e 2 corações. Normais são parecidos com os heróis, tendo entre 3 e 5 corações e até um poder. Poderosos são grandes e fortes, tendo entre 6 e 8 corações e causam 2 de dano. Chefões são únicos e difíceis de lidar, tendo entre 9 e 40 corações e até três poderes.

Tesouros: são os recursos do herói. Tesouros podem ser encontrados explorando o mundo, ajudando pessoas ou ao concluir uma missão. Gaste 1 tesouro para adquirir 1 item (munições vêm em pacotes de 10 unidade).

Gerador de Aventuras: use a tabela abaixo para criar uma aventura rápida. Basta rolar 1d6 em cada coluna para montar a estrutura da sua aventura. Lembre-se: este é um jogo sobre heróis enfrentando grandes perigos.

1d6Que?Quem?Onde?
1Proteger Princesa Caverna
2Esconder CriançaEsgotos
3Resgatar Criatura Floresta
4Entregar Grupo Navio
5Encontrar Arma Ruínas
6Destruir Artefato Templo

Hollow Knight. Uma das inspirações do Bravos Heróis.

Ao mesmo tempo em que criava a base do Bravos Heróis, eu já tinha em mente o lançamento conjunto de um kit expandido suas regras, dando diversas novas opções para jogadores e narradores. Infelizmente o kit não saiu em PDF, mas ainda assim o postei lá no Mundos Colidem. Eis que, por não está mais limitado ao modelo de panfleto dos minijogos, resolvi então aumentar ainda mais a expansão, resultando no material postado em 2021 aqui no blog.

Fechamento
E por hoje é isso pessoal. Espero que tenham gostado e voltem aqui para dar aquele feedback.

Até and Bye...

Comentários