
Olá pessoas!
Há quanto tempo, hein? Pois é, sendo bem sincero, RPG não está sendo um dos meus hobby mais consumidos nos últimos anos. Vida profissional e pessoal vem sugando minhas energias com voracidade, deixando quase ou nenhum tempo para outras coisas. Com o pouco que me sobra, acabo focando em lazeres mais individuais, tipo ler livros, mangás e afins. Contudo, ainda existem jogos que estão sendo lançados que chamam a minha atenção, seja pela temática e/ou nostalgia, e é justamente por isso que não poderia deixar de falar do maior lançamento de RPG no ano de 2024. Sim, ele mesmo, o 3DeT Victory! (que, pensava que era outro jogo mais famoso?)
Apresentação
Explicar o que é 3D&T para quem ainda vem a este blog para ler sobre RPG pode parecer "chover no molhado" (quem em sã consciência ainda lê em 2024, não é? Loucura...), mas façamos as coisas direito. Defensores de Tóquio é um sistema de RPG nacional criado em 1995 por Marcelo Cassaro que satiriza animes, mangás e tokusatsu daquela época, onde os jogadores poderiam interpretar membros de um esquadrão sentai ou até poderosos guerreiros XYZ destruidores de planetas e seus esvoaçantes cabelos de cacho de banana. Ele foi lançado em complemento a revista Dragão Brasil, e acabou ganhando fama e uma legião de fãs próprios. Seu sistema evoluiu e foi sendo expandido, ganhando sua versão Advanced e chegando finalmente naquela que seria a sua versão mais famosa e popular, o 3D&T, ou terceira edição.Muitos anos, complementos, expansões, capas e até problemas jurídicos com editoras depois, o sistema chegou na sua versão moderna lançada gratuitamente pela Editora Jambô, a Alpha, sendo a que mais joguei até hoje. Foi com o 3D&T Alpha que criei a minha adaptação mais conhecida e baixada da internet, o Naruto 3D&T Alpha (e foi por causa dela que você ouviu falar de mim, admita). Todavia, meus experimentos com 3D&T não se limitaram a Naruto. Aqui no blog há muitas postagens que falam sobre o sistema, como as minhas ideias loucas de jogá-lo com 2d6 ou com 1d10, ou quando criei uma regra diferente para como usar grunts no jogo e Pontos de Destino ao invés de XP. Também cheguei a postar os diários de uma campanha completa que narrei com o sistema, o Tsuchi Monogatari, bem como as fichas de dois dos seus vilões mais icônicos desta campanha, o caído e tirânico Lorde Ming e o louco e cômico mago Zabodi.
Quase uma década após o lançamento da versão Alpha e muitos suplementos depois (Tormenta Alpha é um livro maravilhoso e o Manual do Defensor é, na minha opinião, o melhor suplemento já publicado para um RPG), eis que foi anunciado a campanha de financiamento coletivo para o lançamento da nova edição do jogo, o 3DeT Victory. E depois de uma longa e mais que justificada espera, hoje vós trago a minha análise do que recebi e li.
O Pacote
O meu nível de apoio foi o Divino (nível 4), e não poderia ser diferente considerando o meu amor por este jogo. Desta forma, recebi todas as recompensas que foram produzidas, físicas e digitais, desde os livros até as estátuas de alguns personagem. A minha favorita, por sinal, é da semideusa Vitória, exclusiva para aqueles que apoiaram no primeiro final de semana do financiamento.A caixa para guardar as recompensas ficou super bem feita e robusta, assim como o belo escudo do mestre mostrando as artes de todas as raças do jogo. A qualidade da impressão de tudo ficou muito boa, e eu achei bem sacada a ideia do poster ser o mapa do mundo após a Terceira Convergência, no melhor estilo de Street Fighter II.
No geral, a Jambô está de parabéns com a qualidade de todo o material. Agora só precisa que ela libere o livro base em PDF gratuitamente, como fez com o 3D&T Alpha. Tá, eu sei que isso é pedir muito, mas bem que podia pelo menos rolar um Documento de Referência do Sistema (o famoso SRD) das regras do livro base, né? Ou agora que o financiamento terminou e foi bem sucedido, lançar uma versão preto e branco e com impressão mais simples para tornar o jogo mais acessível, assim como sempre foi a tradição do nosso amado 3D&T (retificação: já tem! A versão econômica pode ser comprada no site da Jambô).
Personagens
O livro em si abre com um histórico da criação e das versões do sistema, apresenta o que é o jogo e esta nova edição, e trás o exemplo de uma sessão. Em seguida, somos introduzidos as novas regras para a criação das personagens. No Victory, as personagens possuem apenas 3 atributos: Poder, Habilidade e Resistência. O Poder representa a sua capacidade de impactar as coisas a sua volta. A Habilidade representa sua capacidade de pensar e agir. Já a Resistência representa a sua capacidade de tolerar e superar aquilo que tenta te afetar. Eles continuam variando a sua pontuação de 0 a 5 pontos, mas podem passar desde valor com a progressão. Além disso, eles representam tanto o lado físico, quanto mental e social das personagens, cabendo as perícias e as vantagens indicar no que elas são especializadas. Em resumo, a personagem vai utilizar Poder para atacar, realizar esforço físico e impor a sua vontade, Habilidade para perceber as coisas, resolver problemas e agir com precisão, e Resistência para suportar a efeitos nocivos e se defender. Isso mesmo, nada mais de usar Habilidade para calcular a Força de Ataque e Força de Defesa, a menos que você tenha alguma vantagem que permita usá-la no lugar de Poder ou Resistência.Seguindo tem-se as perícias. Elas continuam tão abrangentes quanto na edição Alpha, mas agora têm uma importância ainda maior, pois ter uma delas permite a rolagem de um dado adicional nos testes. O próprio livro sugere que se tenha pelo menos uma delas, mas duas me parece o ideal na maioria dos casos.
Depois tem-se as vantagens e desvantagens. Elas continuam funcionando como na edição anterior, mas foram revisadas e agora o máximo que dá para acumular com desvantagens são 2 pontos extras. Além disso, foram acrescentadas as vantagens Ágil, Carismático, Forte, Gênio, Resoluto e Vigoroso e as desvantagens Antipático, Atrapalhado, Fracote, Frágil, Indeciso e Tapado para diferenciar as aplicações físicas, mentais e sociais dos atributos (qualquer semelhança com os atributos de outro sistema clássico não é mera coincidência).
As antigas vantagens únicas agora são chamadas de arquétipos, representando o conjunto de características generalistas associadas a raças ou espécies. O livro trás uma lista com 25 arquétipos (e olhe que já teve bem mais no passado), mas eles são completamente opcionais, uma vez que as regras permitem que se crie qualquer tipo de personagem (sim, dá para jogar com qualquer coisa). Cabe aos jogadores decidir se querem ou não usá-los, podendo inclusive mudá-los caso o mestre julgue adequado para a proposta e cenário do jogo.
Por fim, temos as pontuações derivadas, aqui chamadas de recursos. Os Pontos de Vida (PV) e os Pontos de Mana (PM), antes pontos de magia, permanecem os mesmos. A diferença é que os PV são calculados sobre o valor da Resistência (PV = R x 5), enquanto os PM são baseados no valor da Habilidade (PM = H x 5). Em complemento, foi criado um novo recurso chamado de Pontos de Ação (PA), sendo igual ao valor do Poder da personagem (PA = P). Os PA funcionam como surtos de adrenalina e sorte, sendo usados para melhorar testes e dar aos jogadores um pouco de controle sobre o "destino" das suas personagens (Aham. Entenderam?).
Testes
Talvez a melhor mudança do 3DeT Victory seja sua mecânica de testes. Por algum motivo estranhoO Victory mudou isso. Qualquer teste será sempre igual a rolagem de um ou mais d6 somados ao valor de um atributo. Simples assim. Não importa se é um teste de atributo, perícia, ataque, defesa, resistência... Teste = dados + atributo. Tá, mas como assim dadoS? Lembra quando eu falei que as perícias agora são MUITO importantes? Isso se deve porque ter uma perícia apropriada soma +1d6 ao teste. Isso mesmo. Sem perícia, a personagem rola 1d6. Com perícia, 2d6. E atenção: o sistema está balanceado para que os testes sejam feitos com pelo menos 2d6, e isso não apenas é dito no livro e como é representado através dos valores de dificuldade. Quanto mais difícil o que se pretende fazer, maior será o valor alvo a ser obtido no teste. Assim sendo, para ter sucesso, é necessário obter um valor igual ou maior que a dificuldade estipulada.
Com isso, o 3DeT passa a ser um sistema que usa 2d6 (o Gaia RPG lhe dá as boas vindas). Mas calma que ainda não acabou. Inspirado por sistemas mais modernos, o Victory incorporou às suas regras o uso de ganhos e perdas nas rolagens. Ganho é tudo aquilo que beneficia a personagem no teste, facilitando sua vida. Já Perdas são complicadores e penalidades que a atrapalha, dificultando a rolagem. Desta forma, cada ganho soma +1d6 ao teste da personagem, enquanto cada perda subtrai -1d6. Contudo, no fim, ela poderá rolar no máximo 3d6 e no mínimo 1d6 no seu teste. Quem leu com cuidado esta resenha já deve ter percebido que é aqui que entra o principal uso dos PA. Gastar 1 PA gera um ganho ou elimina uma perda num teste.
Por fim, temos a mecânica de acertos críticos. Cada "6" obtido num dado gera um acerto crítico na rolagem, onde cada um deles soma o valor do atributo novamente ao teste. Então, uma personagem com atributo 4, por exemplo, que obtenha 3, 6 e 6 num teste terá conseguido um total de 27 (3 + 6 + 6 = 15 + 4 do atributo = 19 + 4 + 4 dos acertos críticos = 27). Por outro lado, quando todos os dados caem "1" ocorre uma falha crítica, sempre representando um erro associado a uma consequência adicional e negativa para a personagem. Perceba assim que quanto mais dados na rolagem maiores são as chances de obter pelo menos um acerto crítico, e quanto menos dados maiores são as chances de receber uma falha crítica.

Combate
Não houve grandes mudanças com relação ao combate em si, mas as suas regras foram revisadas. Atacar um alvo continua funcionamento da mesma forma: tanto o ofensor quanto o defensor fazem um teste, onde a diferença entre a rolagem de ataque e a de defesa será igual ao dano causado. A mudança é que ataques agora são feitos usando Poder e defesas a Resistência (tchau Habilidade, passar bem). Caso o defensor supere o ofensor, contudo, ele ainda receberá 1 de dano, a menos que obtenha uma defesa perfeita (seja através de vantagens, diferenças de escala ou obtendo o dobro do resultado do ofensor).
Uma mudança importante é que agora o dano também pode ser causado por ataques sociais. Nas palavras do próprio livro, "tudo aquilo que dói causa dano", e todo mundo sabe que palavras podem doer. Desta forma, nem todo conflito precisa necessariamente ser resolvido de forma violenta, o que permite variar as estratégias possiveis e, principalmente, os tipos de jogos o que sistema permite dentre os gêneros de anime. Cabe destacar, porém, que por maior que seja a dor causada por uma humilhação, ela não vai matar a personagem (não diretamente, pelo menos), mas um golpe de espada bem dado ainda pode arrancar a cabeça dela.
Talvez a mudança mais significativa do combate seja a regra de movimentação e alcance. Antes, o 3DeT ainda se apegava muito a distâncias métricas (tanto que Poder de Fogo e Habilidade indicavam o alcance em metros dos ataques e do deslocamento da personagem a cada movimento, respectivamente). O Victory resolveu adotar distâncias mais subjetivas e abertas, muito baseado na movimentação de zonas do FATE (também adotado pelo meu Tio20 RPG). Assim sendo, as distâncias agora são perto (ao alcance corpo a corpo), longe (depende de um ataque à distância para alcançar), muito longe (só dá para alcançar caso a personagem tenha a vantagem Alcance), e fora de alcance (qualquer coisa entre muito longe e algo que ainda dá para ser enxergado), onde cada ação de movimento permite se deslocar de uma distância para outra.
Outras mudanças nas regras incluem: os tipos de dano são opcionais; as escalas geram ganhos e uma quantidade de acertos críticos automáticos baseada na diferença entre elas; a experiência (XP) é prioritariamente concedida baseada em marcos na história e não mais em combates vencidos.

Cenário
Talvez a maior adição de todas ao 3DeT Victory foi a criação de um cenário oficial, tendo sido primeiramente apresentado através das light novel publicadas pela própria Jambô. Era das Arcas é um cenário único que possui cinco pilares distintos e interconectados baseados em vários gêneros clássicos de animes. São eles:
- Era das Arcas: cenário de fantasia urbana, espada e magia, onde aventureiros chamados de arcanautas vivem grandes aventuras explorando masmorras extradimensionais que surgiram na Terra após um evento cataclísmico conhecido como Terceira Convergência, seja em busca de fama, riquezas, sonhos ou mesmo para realizar contratos. Cenário ao melhor estilo de Solo Leveling e outras tantas obras de isekai reverso.
- Guerra da Galáxia: cenário de ficção científica, super-sentai e mecha. As personagens foram convocadas para proteger a Terra e lidar com as facções alienígenas que um dia invadiram o nosso planeta. Conspirações, invasores secretos, militarismo, altruísmo e luta com robôs gigantes são o foco, seja dentro ou fora de uma espaçonave super irada. Animes como Gundan, Space Pirate Captain Harlock, Tengen Toppa Gurren Lagann e Cowboy Bebop, ou tokusatsu de esquadrões sentai como Power Rangers serão a sua grande inspiração aqui.
- UniPotência: cenário de drama escolar, magia, ninjas, super-heróis, mecha, maids. A Terceira Convergência foi o efeito colateral de uma batalha cataclísmica que ocorreu entre a semideusa Vitória e a criatura ancestral K'Athanoa. Sentindo-se culpada pelas consequência da sua batalha e com a intenção de formar novos heróis, Vitória encabeçou o projeto de criar uma escola única. Contendo cinco campos principais, cada um focado num grupo específico como magos, super-heróis, ninjas, construtores e pilotos de mecha e maids, viva aventuras ao melhor estilo de My Hero Academia, Naruto, Mashle, Knights and Magic e mais, tudo junto e misturado (ou não).
- Operação ARSENAL: cenário de torneios de artes marciais. Um dia, de repente, a Ilha do Martelo surgiu no meio do Oceano Pacífico. Lá, a cada 2 anos, ocorre o maior torneio de artes marciais do mundo (e possivelmente do universo), sendo organizado pelo famigerado General Púrpura e seus temidos mercenários de elite. O motivo por trás do torneio e o objetivo do seu organizador? Ninguém sabe. Inspirado em jogos de luta e no clássico arco do torneio de artes marciais de tantos animes, lute pelo seu destino e, quem sabe, de todo o mundo.
- Tormenta Alpha: cenário de isekai, espada, magia e realidade virtual. Nele, as personagens controlam avatares dentro do maior e mais famoso VRMMORPG de todos os tempos: Tormenta Alpha (sim, pegue os seus livros de Tormenta e imagine o cenário como um game dentro de Era das Arcas). Talvez animes como .Hack, Sword Art Online e Shangri-la Frontier possam servir de inspiração para suas aventuras neste cenário.
Fechamento
E o que eu achei do 3DeT Victory? Sinceramente, adorei! Não tem palavra melhor. Tudo foi bem pensado e colocado, visando não apenas melhorar o jogo, mas expandir as suas possibilidades de estilos e o tornar mais dinâmico e fácil não apenas de jogar, mas também de improvisar quando necessário.
É impossível também não perceber as influências de outros sistemas, onde a generalização dos atributos e deixar para perícias e vantagens as especificidades das personagens, por exemplo, permite que o jogo emule mais facilmente outros gêneros de mangás e animes, não se limitando mais aos clássicos shonen e tokusatsu das versões anteriores.
Estou ansioso para jogar esta belezura e espero sinceramente que todos possam por as mãos neste que, ao meu ver, é o melhor RPG nacional.
Parabéns a todos da equipe 3DeT Victory e que rolem os dados!
Até and Bye...
Olá,
ResponderExcluirSeja bem-vindo de volta, Tio! A resenha ficou muito boa! Estou aguardando a mesinha de Naruto 3DeT Victory que o senhor irá mestrar quando conseguir um respiro. :D
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Olá @Leishmaniose
ExcluirVocê é um baita de um thief, hein? Só no ataque furtivo. Mas eu peguei Prontidão, então estou só te sacando ai. XD
Valeu pelo elogio, man. E vou pensar no seu caso.
Até and Bye...
Olá,
ExcluirHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAA!
Ataque Furtivo no Jutsu!
Aguardarei o anúncio da mesa.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Tio!
ResponderExcluirQue bom ter você de volta aqui, espero que pouco a pouco a correria do dia a dia lhe permita curtir mais esse lazer que você tanto gosta!
Gaia RPG a frente do tempo então? (risos). Brincadeiras à parte, espero que consiga experimentar em mesa as mecânicas de 3D&T Victory,.
Obrigado pela linda resenha e mais uma vez, ótimo retorno!
Abraço.
Daniel Ritta
Olá @danielritta
ExcluirOpa amigo, obrigado pelo comentário e também espero conseguir voltar a jogar RPG, qualquer um que seja na verdade. XD
Até and Bye...
Estou no mesmo barco.
ExcluirNa hora que entrarmos na Grand Line, ninguém segura!
Abraço!
Oooh! Que irado ver vc falando do Victory! Eu adorei ele tbm. Ahshaushaus mas até agora eu só consegui mestrar ele.
ResponderExcluirOlá @Adauto!
ExcluirRapaz, quase toda a minha existência rpgística foi narrando. Sei bem o que você está passando. Mas com certeza um dia você põe alguém no seu lugar e fica na janela para jogar. XD
Até and Bye...
*Na janela aguardando uma oportunidade*
Excluir- vai dar certo... sou paciente. XD
AUSHUASHUASHUAHS
Cara, joguei muito sua conversão de Naruto no passado, então ver você ainda escrevendo sobre 3det da uma pontinha de esperança kkk.
ResponderExcluirOlá @Estudador
ExcluirQue legal! Fico feliz em saber que várias pessoas jogaram aquela loucura de adaptação. XD