terça-feira, 7 de abril de 2020

Adaptação Mouse Guard para Savage Worlds

Olá pessoas!
Como estão passando em época de pandemia? Espero que estejam todos bem. Com o isolamento social, minha produtividade aumentou, muito devido a minha impossibilidade de jogar RPG (existem meios online que eu já testei e usei no passado, mas ter um bebê em casa complica bastante as coisas). Como consequência, estou escrevendo feito louco lá no Mundos Colidem, deem uma olhada lá, beleza? Mas voltando o foco para esta postagem, hoje trarei uma adaptação antiga, mas que um dia ainda pretendo testar: Mouse Guard para Savage Worlds.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Império de Jade: Entre Deuses e Mortais - Diário 02

Olá pessoas!
Feliz 2020! Pois é, ano novo, vida que segue. Este ano pretendo lançar muitas novidades (Tio20? Gaia? Isekai?), mas não posso fazer promessas. Isso porque agora sou pai e resolvi que queria ser gamer novamente e acabei comprando um PS4. Tem muito jogo na fila para jogar, e, quem sabe, um dia eu fale deles por aqui, fora os RPG que adquiri recentemente e ainda nem pude testar (Mouse Guard?). Entretanto, o assunto de hoje é outro. Ano passado apresentei para vocês o diário da primeira parte da minha campanha ambientada em Tamu-ra de Império de Jade, mas usando as regras do meu sistema para animes, o Tio20 RPG. Pois bem, hoje vos trago justamente a segunda parte desta aventura que espero continuar este ano.

Índice da Aventura: Diário #01 / Diário #02

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Isekai RPG: aventure-se em outro mundo com este minijogo


Olá pessoas!
Não é de hoje que estou lendo obras isekai, seja mangás ou light novels. Tanto que isto inspirou uma das postagens que fiz ainda neste ano sobre a relação deste subgênero com o RPG. Entretanto, foi somente após ler as postagens de Lima sobre a vakinha do Crianças Enxeridas e sobre o minijogo Heróis de Electrum, criado por meu amigo Joka, ambos lá do Mundos Colidem, que a inspiração “bateu forte”. Pensando em como poderia criar a adaptação, li praticamente todos os minijogos publicados pelo Mundos Colidem e acabei encontrando a fórmula que queria. E eis que nasceu o Isekai RPG.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Isekai e sua relação com o RPG


Olá pessoas!
Em meados de 2016, eu publiquei aqui no blog um texto explicando o que são light novels e listei vários animes lançados na última década originários desta mídia, entre eles o meu queridinho Overlord. A fim de descobrir mais sobre a obra, acabei me deparando com outras do mesmo gênero e logo percebi uma tendência em minhas leituras: os Isekai. Coincidência ou não, todos os animes que listei na citada postagem são Isekai (de uma forma ou de outra). Mas afinal o que é Isekai e como ele se relaciona com o RPG?

sábado, 25 de maio de 2019

Império de Jade: Entre Deuses e Mortais - Diário 01

Olá pessoas!
Eu postei no início do ano aqui no blog a resenha que fiz do Império de Jade, um dos melhores materiais que já li sobre Tormenta. Caso não conheçam (o que acho muito improvável), Tormenta é o RPG nacional mais famoso e jogado no país, possuindo uma legião de fãs e que está completando 20 anos este ano (a Editora Jambô, inclusive, lançou um financiamento coletivo para comemorar tal data). Conforme expliquei na resenha, eu gostei muito do cenário, mas detesto as regras do TRPG (e de qualquer sistema que use o D&D 3.X como base. Já comentei sobre isso várias vezes aqui no blog). Aí eu tive uma ideia: por que não narrar o ótimo cenário do Império de Jade com outro sistema? E eis que surgiu a campanha que narrei para o meu grupo ao longo dos últimos meses, mas usando o Tio20 RPG como sistema. Desta forma, a postagem de hoje abordará os relatos do que houve na campanha, mais especificamente no seu primeiro arco.

Índice da Aventura: Diário #01 / Diário #02

domingo, 7 de abril de 2019

The Magical Land of Yeld


Olá pessoas!
Como têm passado? O ano começou atarefado lá no Mundos Colidem, onde posto quinzenalmente, ainda mais agora que resolvi fazer uma adaptação de Final Fantasy Tactics para D&D 5ª Edição (confiram a primeira postagem clicando aqui). Isso vem consumindo boa parte do meu tempo, mas pelo menos ocupa a minha mente enquanto aguardo pela revisão do texto do segundo playtest do Gaia RPG (vai Jokinha, vai!). Mas, tentando manter o ritmo de postagens mensais aqui do blog, hoje falarei um pouco sobre um RPG que li há pouco tempo: The Magical Land of Yeld.

domingo, 10 de março de 2019

Gaia RPG: novidades e o que vem por ai


Olá pessoas!
Ano passado postei aqui no blog o primeiro playtest oficial do meu novo sistema: o Gaia RPG. Mas alguns de vocês podem estar se perguntando: “E o Tio20 RPG? Abandonou?”. Não! Na verdade, eu estou trabalhando em ambos ao mesmo tempo. De fato, no final do ano passado comecei a narrar uma campanha ambientada no cenário de Império de Jade (devemos retorná-la agora depois do Carnaval) usando o Tio20 RPG e de lá pra cá já fiz muitos ajustes de regras (tenho muito que agradecer a galera que joga comigo pelas dicas e paciência). Mas chega de enrolação que o assunto de hoje é sobre o Gaia!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Tormenta: Império de Jade


Olá pessoas!
Quem acompanha o meu blog há muito tempo sabe do meu gosto para animes, mangás e, mais recentemente, light novels. Tudo começou com Cavaleiros do Zodíaco, mas logo escalou para drogas mais pes... digo, obras mais diversas, ao ponto de eu ter narrado e jogado muitos RPG baseados em animes (minhas adaptações de Naruto para 3D&T Alpha e Savage Worlds que o digam). Desta forma, quando soube da existência do Império de Jade, o “cenário oriental” ambientado no selo nacional Tormenta, eu tinha que conferir! E é sobre este jogo que dividiu meu coração que falarei hoje.