Uma década de Papo de RPGista


Olá pessoas!
Em 09 de abril de 2011 eu resolvi que estava na hora de criar novamente um blog pessoal para falar sobre RPG e tudo mais, mesmo depois de ter fechado vários e ainda escrever no site dos outros. E hoje, 09 de abril de 2021, dez anos se passaram. Muita coisa aconteceu nesta uma década, mas acredito que o principal é que eu mudei. Contudo, não pretendo falar da minha vida pessoal nesta postagem, mas sim do que houve e do que pretendo continuar fazendo.

Resumidamente, nestes dez anos eu postei muitas resenhas aqui no blog, de filmes a livros, mas também de sistemas como Exalted 2ª Edição (queria muito ter e não ter jogado), GURPS 4ª Edição (prefiro não cometar), AD&D (antes tarde do que nunca), Numenera (que me inspirou bastante para criar outros jogos), Golden Sky Story (ainda preciso jogar), Ryuutama (que inclusive narrei uma campanha e postei seus diários aqui), OVA (que me deu umas boas ideias), Shadow of the Demon Lord (que narrei e joguei pouco), TRPG: Império de Jade (amei o cenário, mas odiei o sistema. Não à toa narrei uma campanha no cenário usando o Tio20 RPG), The Magical Land of Yeld (na lista dos que ainda quero jogar um dia), e Pugmire (maldito Leish que não continuou aquele jogo!). Eu ainda cheguei a ler e/ou jogar outros jogos que não resenhei, mas que valem muito a menção, como o Mouse Guard RPG, 13ª Era, Dungeon World, FATE, e Open Legends.

Um caso especial que tive durante um tempo foi com o Savage Worlds, o que acabou rendendo algumas adaptações inesperadas de Mouse Guard, Megaman X e, acreditem ou não, Naruto. E falando em Naruto, não poderia deixar de comentar sobre o impacto desta obra na minha vida, bem como revisitar e revisar minhas adaptações antigas para o BESM d20 3.5Ed e para o 3D&T Alpha Revisado.

Com relação aos demais sistemas, a leitura deles foi muito importante e serviu de base para a publicação do meu primeiro sistema 100% próprio: o Tio20 RPG. O Tio20 RPG serviu como base para muitos jogos que narrei nesta última década, alguns deles que renderam bons diários de sessões, como o jogo de One Piece e do Império de Jade que citei antes. Atualmente, entretanto, o desenvolvimento dele está em hiato criativo, mas suas regras foram revisadas após a última campanha que narrei e quem sabe, um dia, conseguirei lançar o seu playtest final (acho que vou esperar sair o BESM d20 5ª Edição anunciado na semana passada para poder bater o martelo).

Ainda falando sobre publicação autoral, em 2017 acabei aceitando o convite dos meus amigos aqui de Natal/RN para participar do coletivo Mundos Colidem, que, neste ano, infelizmente decidiu encerrar as atividades do site (do site apenas! O coletivo ainda existe). E até 2019 eu tive anos bem produtivos em termos de postagens sobre RPG, o que rendeu muitas das resenhas e adaptações que citei acima. Contudo, o maior impacto do coletivo em mim foi sem dúvida na criação de jogos, seja usando o Lima System, seja algo completamente próprio. E foi assim que nasceu o Gaia RPG, o Isekai RPG e o Bravos Heróis.

E o que esperar para o futuro? Bem, o anúncio do fechamento do site do Mundos Colidem me inspirou a resgatar muitas das postagens que lancei lá nestes últimos anos e as publicar aqui, seja na íntegra ou com pequenas revisões. A primeira leva delas será a minha adaptação completa de Final Fantasy Tactics para D&D 5ª Edição, cuja primeira postagem será lançada no próximo dia 12 e as demais uma vez por semana. Após isso, pretendo ir aos poucos trazendo mais materiais, como as adaptações que fiz para o Isekai RPG, por exemplo. Por fim, tenho o objetivo de finalmente lançar em PDF da versão final do Gaia RPG para o grande público, algo que vem sendo postergado desde o ano passado. Com isso, espero não somente relembrar tudo o que fiz nestes últimos anos dentro e fora deste blog, como também me manter inspirado a continuar sempre postando sobre RPG.

E por hoje é isso. Espero que tenham gostado deste resumão de uma década e que outra venha cheia de novos materiais e postagens. Quem sabe o site do Mundos Colidem volte até lá, né?

Até and Bye...

Comentários

  1. Show Tio, quero mais do Bravos Heróis. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @Raphael Lima
      Eu também quero! O lance é ter tempo e inspiração. Depois me dá umas dicas do que mais posso fazer com o material. XD

      Até and Bye...

      Excluir

Postar um comentário